Cenp-Meios é um sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário que totaliza metadados referentes as compras de mídia realizadas e veiculadas por agências por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados em ordem alfabética), não sendo recebidos quaisquer dados negociados individualmente em cada transação.
Algumas informações sobre os critérios para apuração dos valores que você vai acessar logo abaixo
***Os valores totalizados são apresentados em milhares e podem apresentar discreta variação.
Investimento em Mídia refere-se aos valores faturados. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.
⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.
*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, deduzidos os descontos comerciais.
**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação é que o seu valor não seja inferior à 20%.
⁵Os dados do meio Internet são, desde de 2019, subdivididos em:
Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
Internet-Display e outros.
INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 319 AGÊNCIAS (262 MATRIZES E 57 FILIAIS) DE PUBLICIDADE², POR MEIO DE COMUNICAÇÃO | |||||
POR MEIO DE COMUNICAÇÃO | PUBLICADO EM AGOSTO/2023³ | ||||
JAN-JUN/2023 | |||||
MEIO | Valor Faturado4 (R$) | USD8(000) | Share (%) | ||
(000) | |||||
CINEMA | R$ | 18.119 | $ | 3.592 | 0,20% |
INTERNET1 | R$ | 3.370.290 | $ | 664.209 | 36,90% |
ÁUDIO | R$ | 5.900 | $ | 1.164 | 0,20% |
BUSCA | R$ | 235.387 | $ | 46.386 | 7,00% |
DISPLAY E OUTROS | R$ | 2.179.678 | $ | 429.398 | 64,70% |
SOCIAL | R$ | 711.808 | $ | 140.430 | 21,10% |
VÍDEO | R$ | 237.519 | $ | 46.833 | 7,00% |
JORNAL1 | R$ | 128.479 | $ | 25.390 | 1,40% |
OOH/MÍDIA EXTERIOR | R$ | 844.840 | $ | 166.571 | 9,20% |
RÁDIO | R$ | 364.150 | $ | 71.952 | 4,00% |
REVISTA1 | R$ | 26.154 | $ | 5.190 | 0,30% |
TELEVISÃO ABERTA | R$ | 3.933.822 | $ | 777.779 | 43,00% |
TELEVISÃO POR ASSINATURA1 | R$ | 458.596 | $ | 90.615 | 5,00% |
Total | R$ | 9.144.446 | $ | 1.805.294 |