Publicidade
Investimentos em Mídia no primeiro semestre de 2023
31 de Agosto de 2023

Investimentos em Mídia no primeiro semestre de 2023

TV e Internet detêm 85% do Bolo Publicitário Brasileiro

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Cenp-Meios é um sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário que totaliza metadados referentes as compras de mídia realizadas e veiculadas por agências por ordem e conta de clientes-anunciantes. Os valores são totalizados e agregados por período e meio (apresentados em ordem alfabética), não sendo recebidos quaisquer dados negociados individualmente em cada transação.

Algumas informações sobre os critérios para apuração dos valores que você vai acessar logo abaixo

Publicidade

***Os valores totalizados são apresentados em milhares e podem apresentar discreta variação.

Investimento em Mídia refere-se aos valores faturados. Para se obter o investimento total realizado pelos anunciantes basta acrescentar o valor referente ao desconto-padrão (20%) multiplicando por 1,25.

⁴Valor Faturado é a remuneração do Veículo de Comunicação, resultado da diferença entre o “Valor Negociado*” e o “Desconto-Padrão**”.

*Valor Negociado é o valor fixado na lista pública de preços dos Veículos de Comunicação, deduzidos os descontos comerciais.

**Desconto-Padrão de Agência ou simplesmente Desconto-Padrão é a remuneração da Agência de Publicidade pela concepção, execução e distribuição de propaganda, por ordem e conta de clientes anunciantes, na forma de percentual estabelecido pelas Normas-Padrão, calculado sobre o “Valor Negociado”, cuja recomendação é que o seu valor não seja inferior à 20%.

⁵Os dados do meio Internet são, desde de 2019, subdivididos em:
Internet-Busca (quando se tratar de veículos buscadores);
Internet-Social (quando se tratar de redes sociais);
Internet-Vídeo (quando se tratar de utilização de mensagens de vídeos);
Internet-Áudio (quando se tratar de utilização de mensagens de áudio);
Internet-Display e outros.

Fonte CENP

 

INVESTIMENTOS EM MÍDIA¹, REALIZADOS POR 319 AGÊNCIAS (262 MATRIZES E 57 FILIAIS) DE PUBLICIDADE², POR MEIO DE COMUNICAÇÃO
POR MEIO DE COMUNICAÇÃO PUBLICADO EM AGOSTO/2023³
JAN-JUN/2023
MEIO Valor Faturado4 (R$) USD8(000) Share (%)
(000)
CINEMA R$ 18.119 $ 3.592 0,20%
INTERNET1 R$ 3.370.290 $ 664.209 36,90%
ÁUDIO R$ 5.900 $ 1.164 0,20%
BUSCA R$ 235.387 $ 46.386 7,00%
DISPLAY E OUTROS R$ 2.179.678 $ 429.398 64,70%
SOCIAL R$ 711.808 $ 140.430 21,10%
VÍDEO R$ 237.519 $ 46.833 7,00%
JORNAL1 R$ 128.479 $ 25.390 1,40%
OOH/MÍDIA EXTERIOR R$ 844.840 $ 166.571 9,20%
RÁDIO R$ 364.150 $ 71.952 4,00%
REVISTA1 R$ 26.154 $ 5.190 0,30%
TELEVISÃO ABERTA R$ 3.933.822 $ 777.779 43,00%
TELEVISÃO POR ASSINATURA1 R$ 458.596 $ 90.615 5,00%
Total R$ 9.144.446 $ 1.805.294

Publicidade
Publicidade