Eugen Merher é um estudante de 26 anos e criou um anúncio para a Adidas que conta a estória de um antigo corredor alemão de maratonas. Chamada ”Break Free”, a campanha retrata a vida monótona deste antigo atleta até que ele decide recuperar seus tênis antigos e voltar a correr. O jovem estudante revelou que tentou mostrar o vídeo à Adidas, mas que não recebeu qualquer resposta por parte da marca.
Adidas é uma marca importante com uma lista de agências internacionais. Mas o filme que mostramos abaixo, criado por alunos da Academia de Cinema da Alemanha de Baden-Württemberg, já é viral no YouTube e é o trabalho mais comovente em 2017.
O AcontecendoAqui mostra a seguir o trecho de uma entrevista que o AdWeek fez com o estudante de cinema de quarto ano, Eugen Merher, que escreveu e dirigiu o trabalho, para aprender mais sobre a inspiração e o processo por trás dele.
AdWeek – Como surgiu a idéia desse filme?
Eugen Merher – Eu tive um parente distante que faleceu no ano passado e ele foi a principal inspiração. Ele era um homem velho com um espírito muito jovem que costumava caminhar dois quilômetros todos os dias, trazer flores para sua esposa e gostava de assistir basquete. Eu combinei a idéia do roteiro com a prática de correr e praticar esportes que fazem você se sentir livre, porque é o que eu sempre pensei. Há também um filme alemão chamado Sein Letztes Rennen (His Last Race) sobre um velho corredor de maratona que vive em um lar de idosos e quer participar de uma corrida. Mas eu não sabia nada sobre esse filme até meados de produção. Então optei por não assistí-lo para que inconscientemente eu não pudesse copiá-lo.
AdWeek – O que o levou a atrelar a história à Adidas? Você lhes enviou o vídeo?
Eugen Merher – Eu fiz uma pesquisa e percebi que a Adidas usa um monte de equipamentos da maratona olímpica dos anos 70, enquanto a Nike não. A empresa nos retornou dizendo que não apoiariam o trabalho porque recebem muitos desses tipos de pedidos. Eles já têm suas agências e realmente não precisam disso. Eu não tenho certeza se eles chegaram a assistir, mas enviamos a eles um e-mail antes da produção e depois.
Para ler a íntegra dessa entrevista acesse o AdWeek aqui (em inglês)