Publicidade
IAB Brasil | Uso da inteligência artificial na publicidade digital
21 de Maio de 2024

IAB Brasil | Uso da inteligência artificial na publicidade digital

Melhores práticas e disseminar conhecimento técnico sobre o uso de IA em campanhas digitais

Publicidade

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) está criando um Comitê de Inteligência Artificial, com o objetivo de discutir boas práticas no uso dessas ferramentas no cenário da publicidade digital.

O grupo, exclusivo para os associados ao IAB e que começa os trabalhos em 11 de junho, será presidido por duas das maiores autoridades em inteligência artificial do mercado: Microsoft e Google. Marcondes Farias, diretor de estratégia para Business Apps no Brasil e no México da Microsoft, será o presidente e terá como vice Adriano Henriques, diretor de Data Measurement e Analytics, do Google.

Publicidade

A ideia é trazer à luz pautas que mostrem como a IA pode contribuir para resultados ainda mais efetivos para todos os atores envolvidos na publicidade digital.

Entre as principais entregas do novo comitê, estão:
• Acompanhar o ambiente regulatório no Brasil e elaborar posicionamentos sempre que necessário;

• Identificar e catalogar ferramentas de IA disponíveis em vídeo, áudio, texto e outras variações;

• Promover debates dentro do IAB Brasil sobre as melhores práticas no uso da IA em campanhas publicitárias;

• Desenvolver pesquisas para identificar oportunidades no mercado e avaliar o conhecimento de IA entre os profissionais da área;

• Disseminar conhecimento sobre IA por meio de programas educacionais, conteúdos e eventos.

A criação do comitê é mais uma iniciativa do IAB Brasil com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da publicidade digital. Com mais de 200 associados, a organização de impacto considera a inteligência artificial um dos temas prioritários para 2024.

Para a CEO do IAB Brasil, Cristiane Camargo, “O avanço da IA traz oportunidades sem precedentes para a personalização e otimização de campanhas. Por outro lado, levanta questionamentos importantes sobre ética, transparência e propriedade intelectual. Precisamos estar preparados para lidar com as oportunidades e desafios que esse cenário oferece”.

Outras iniciativas

A área de Relações Governamentais do IAB Brasil tem acompanhado de perto as discussões em Brasília sobre o projeto de lei que visa regulamentar a inteligência artificial no Brasil. A organização advoga por um diálogo aberto entre representantes da indústria, academia e sociedade civil para garantir que a regulamentação seja justa e equilibrada.

Em outra frente de atuação, o IAB Brasil realiza em julho uma masterclass sobre o Uso Prático da IA Generativa na Publicidade Digital. A ideia é mostrar como a Inteligência Artificial está revolucionando campanhas e conteúdo com alta personalização e em grande escala. Além disso, a IA permite que decisões sejam baseadas em dados,tornando as campanhas mais eficientes, precisas e com melhores resultados.

Publicidade