Em 2024, os gastos com criadores de conteúdo continuarão acontecendo e, inclusive, teremos uma alta no investimento, sendo uma das categorias de “compra obrigatória” quando as marcas estão em busca de divulgação de lançamento de produtos, por exemplo.
O relatório do IAB e da TalkShoppe, que tem o título “The Creator Economy Opportunity: Where Authenticity Meets Impact” (“A oportunidade da economia dos criadores: onde a autenticidade encontra o impacto”, na tradução literal), mostra como os conteúdos trazem vitalidade e têm a capacidade de envolver os clientes.
“Os profissionais de marketing experientes sabem que precisam alcançar seus clientes com conteúdo que ressoe com eles”, falou David Cohen, CEO do IAB, em comunicado à imprensa. “Não há dúvida: o conteúdo do criador é agora uma parte vital do mix.”
Gastos com criadores tendem a ser em plataformas que trazem conteúdos menos roteirizados
Um dos destaques do estudo feito pelo IAB mostra que os principais materiais que terão destaque são aqueles que tem roteiro como, por exemplo, os publicados no TikTok, YouTube e Instagram.
“O marketing de conteúdo para criadores é um veículo poderoso para gerar impacto em todo o funil, e os anunciantes estão obtendo um tremendo sucesso ao adicioná-lo ao seu mix de marketing junto com a publicidade de conteúdo de estúdio”, falou Jack Koch, vice-presidente sênior de pesquisa e insights do IAB, no comunicado.
Segundo o relatório, entre as principais descobertas estão os conteúdos produzidos por criadores, que possuem um impacto grande em diversas “fases de pesquisa e consideração do consumidor do funil de compra do que o conteúdo do estúdio”. Além destes dados, os “anúncios de criadores têm um impacto 1,4 vezes maior na construção da fidelidade à marca e um impacto 1,3 vezes maior na inspiração da defesa da marca”, de acordo com as informações publicadas no Marketing Dive.
O conteúdo feito por criadores é um dos grandes impulsionadores do “do boom no consumo de vídeo digital, com 39% dos consumidores relatando que assistem mais conteúdo do criador agora em relação ao ano passado”. Nos Estados Unidos, 78% das pessoas que responderam à pesquisa que consomem vídeo digital mensalmente, segundo informações da Insider Intelligence citados no relatório, são espectadores que consomem “mais de quatro horas de conteúdo de vídeo por dia”.
Conforme o crescimento do marketing focado em criadores de conteúdo, a pesquisa do IAB traz um detalhamento mostrando que é necessário haver um equilíbrio, afinal de contas, “dois terços dos consumidores relatam que estão abertos a ver anúncios em ambos os formatos”.
“À medida que mais anunciantes obtêm sucesso real com o marketing de criadores, aqueles que ainda não investiram correm o risco de ficar para trás”, disse Koch, ressaltando a importância dos gastos com criadores.
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