Publicidade
Guaraná Pureza completa 100 anos e recebe homenagem na Assembléia Legislativa de SC
03 de Outubro de 2005

Guaraná Pureza completa 100 anos e recebe homenagem na Assembléia Legislativa de SC

Publicidade

03-10-05 – Hoje à noite, 03/10, às 19h00, a Assembléia Legislativa de Santa Catarina abre as portas para contar um pouco da história de empreendedores que construíram a centenária empresa de Bebidas Leonardo Sell Ltda, com sede em Rancho Queimado. Haverá uma Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da empresa, e depois a abertura da exposição de produtos e fotos sobre esta história na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho.

Publicidade

Sobre a Pureza

Inicialmente fabricante de cerveja, com o sugestivo nome de "Tira-Prosa", a empresa Bebidas Leonardo Sell tem sede em Rancho Queimado. A fábrica mantém até hoje a gestão familiar e comemora 100 anos este ano numa fase promissora de lançamento de novos produtos, além da consolidação do seu atual carro-chefe: o Guaraná Pureza.

O resto da matéria-prima utilizada na fabricação de cerveja foi sendo usada para produzir um refresco não alcoólico e que era vendido apenas nos arredores, mas mesmo assim logo foi batizado de cerveja doce. Em 1926, essa bebida deixou de ser um sub-produto da empresa, passando a ter sabor de guaraná e o nome Pureza, reconhecido até hoje como sinônimo de qualidade e produto tipicamente catarinense.

No escritório da fábrica, ainda hoje estão orgulhosamente enquadrados na parede vários diplomas concedidos pelo Ministério da Agricultura, em reconhecimento à qualidade da bebida desde a época do fundador, Alfredo Sell.

Em 1954, a cerveja Tira-Prosa, com fortes concorrentes, deixou de ser fabricada, depois de quase meio século de produção. A Pureza passou então definitivamente a ser o carro-chefe da empresa. Foi lançada então uma linha de refrigerantes com a marca L. Sell, que aos poucos foram transformados em versões da Pureza, generalizando a marca. Hoje, apenas o refrigerante de limão ainda é vendido com rótulos exibindo o nome antigo. De acordo com Sérgio Sell, atual diretor comercial e bisneto do fundador, a empresa já faz testes para lançar no mercado outras três variações da Pureza: uva, maçã-verde e morango. Mas a estrela da família continua sendo a Pureza original, sabor guaraná, responsável por 80% dos 400 mil litros de refrigerante que saem da fábrica por mês, em média.

Perspectivas

A empresa está trabalhando para ganhar novos mercados e há espaço para isso, afinal o consumo de refrigerantes aumenta a cada dia no Brasil e o diferencial da Bebidas Leonardo Sell é a utilização de suco natural, matéria-prima de qualidade que pode ser conhecida na pequena cidade de Rancho Queimado. Enfim, há um cuidado muito especial com os produtos. Estão sendo estudados novos refrigerantes, com sabores de uva, maçã-verde e morango.

A intenção é expandir para fora de Santa Catarina, levando toda a linha de refrigerantes para os estados vizinhos – o que algumas redes de supermercados já estão fazendo – e depois para onde houver possibilidade de atingir um público que quer aliar preço e qualidade.

Publicidade
Publicidade