A Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) comemoram resultados positivos da FilmBrazil no Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano. Com a presença de mais de 2 mil pessoas, o lounge da FilmBrazil, instalado no Plage Goeland na Croissette, recebeu criativos, RTVC’s, produtores, executivos e formadores de opinião durante todo o evento, realizado entre 19 e 25 de junho.
O lounge da FilmBrazil destacou não somente a excelência da indústria de produção brasileira. Também promoveu a imagem setorial de Projetos Parceiros, reforçando a qualidade de produtos nacionais, promovendo degustação de frutas brasileiras, por meio de parceria com o Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), de espumantes brasileiros premiados internacionalmente, realizada pelo Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), e coquetel da economia criativa, em parceria com a Associação Brasileira de Design (ABEDESIGN).
“Só nos últimos dois anos estima-se que Cannes já gerou “in loco” cerca de US$ 6 milhões em negócios, beneficiando mais de 50 empresas brasileiras”, conta Sônia Regina Piassa, diretora executiva da APRO. Ela lembra que essa edição do festival registrou recorde histórico de troféus para o País. “Nesse ano, mais uma vez, tivemos um saldo muito positivo no Festival. Foram 67 Leões para a publicidade do Brasil, oito deles para associados da FilmBrazil. Seis Leões foram conquistados por trabalhos brasileiros premiados e dois por serviços de produção realizados para uma agência da Inglaterra”, conta Sônia Regina Piassa, diretora executiva da APRO.
Mas o festival vai além dos prêmios para os associados da FilmBrazil. “A grande visitação fez com que nosso lounge se tornasse o ambiente ideal para o contato de publicitários internacionais com produtoras brasileiras, visando a geração de negócios. Estávamos focados em destacar nosso país como excelente opção como um pólo completo de serviços de produção”, explica a diretora executiva da APRO.
Prêmios
Os afiliados à FilmBrazil tiveram muito o que comemorar nesta edição do Festival de Cannes: foram conquistados sete Leões para o Brasil nas categorias Film e Film Craft, esta última, aliás, teve o patrocínio oficial da FilmBrazil. Dos dois troféus conquistados em Film Craft, a ParanoidBR ganhou um Leão de Ouro com o filme “Balões”, da Loducca para MTV.
No Film Lions, o Brasil ganhou cinco Leões, todos eles produzidos por associados da FilmBrazil. Dois são de Prata, um para a Fat Bastards / Movie&Art, que produziu “Tradutor”, da AlmapBBDO para Tiguan, da VW, e outro para a Vetor Zero / Lobo, que produziu “Mensagens”, da AlmapBBDO para VW. Dos três Leões de Bronze em Film, a ParanoidBR ganhou com “Balões”, da Loducca para MTV; a O2 Filmes ganhou com “Pelé”, da Y&R para Vivo; e a Lux Filmes foi premiada com “Quarto”, da AlmapBBDO para Embratel.
Vale destacar também que dois Leões de Prata da Inglaterra no Film Craft, conquistados pela agência Euro RSCG de Londres por um único trabalho – “Dulux Walls”, para a Akzo Nobel – teve serviços de produção realizados no Brasil pela Ocean Films, associada da FilmBrazil.
Ainda na categoria Film Lions, merece destaque a ganhadora do Grand Prix, a agência Wieden + Kennedy, de Amsterdã, com a campanha “Write the Future” para a Nike. Seu chefe de RTVC, Erik–Jan Verheijen, responsável pela execução do projeto, veio ao Brasil em março deste ano para participar, como convidado, da Edição de Carnaval do FilmBrazil Experience, evento que teve como objetivo aumentar as oportunidades de produções internacionais para as produtoras brasileiras de audiovisual.
Sobre a FilmBrazil
O centro de produção publicitária criado e fomentado pela FilmBrazil é composto por mais de 50 empresas produtoras brasileiras e milhares de profissionais, que a entidade acredita e recomenda, quando estrangeiros desejam ter sucesso em produções no Brasil. A FilmBrazil é um centro de informação e um intermediário para os assuntos relacionados à indústria audiovisual brasileira.