O Dia da Mulher não deve ser comemorado somente no dia 08 de março, e ele não serve somente para celebrar quem “sabe controlar preços do supermercado” (como nosso presidente mesmo falou), ou por serem bonitas. O dia serve para mobilizar, conscientizar, discutir e diminuir a desigualdade e preconceito entre homens e mulheres e diminuir a violência contra elas.
Diversas marcas, praticamente todas, fizeram algum tipo de homenagem, promoção, ação etc., relacionadas ao Dia da Mulher. E a Renault também fez a sua, mas não quis somente parabenizá-las, ou dizer o quanto merecem ser homenageadas, quis provocar os motoristas quebrando um dos estereótipos mais irritantes nesse setor: o de que “mulher não sabe dirigir” ou “homem dirige melhor do que mulher”. Não só não é verdade, como são comentários machistas, na tentativa de diminuir as mulheres, e “colocá-las no seu lugar” (cuidando da casa e dos filhos. Dirigir é coisa de homem).
Pensando nisso, a Renault publicou em suas redes sociais um vídeo mostrando algumas estatísticas sobre o trânsito, indicando o quanto as mulheres são mais cautelosas, causam menos acidentes, cometem menos infrações…confiram.