Investir em publicidade na internet dá melhores retornos que investir na televisão. Esse é o resultado divulgado pelo Google na última quarta-feira (20), durante a Advertising Week Europe, em Londres.
A pesquisa analisou 56 casos de marcas de seis diferentes segmento, em oito países europeus, entre 2013 e 2016.
Com os atuais gastos com publicidade, o YouTube dá retorno maior que a TV em 77% dos casos estudados.
Kantar Worldpanel, GfK, Data2Decisions e BrandScience foram algumas das empresas responsáveis pela pesquisa.
Outra conclusão foi que, nos casos que misturam diversas mídias, a recomendação era dobrar os atuais investimentos para melhorar os retornos.
O Google disse que o estudo não tinha a intenção de criar “uma guerra entre YouTube e televisão”, sim ajudar os profissionais de marketing e suas empresas a gastarem o orçamento de propaganda de maneira mais adequada.
Em outubro, a empresa disse a publicitários que, para atingir a audiência jovem de forma mais efetiva, 24% do orçamento deles para TV deveria ser direcionado para o YouTube.
Força da televisão
Ainda que o YouTube tenha crescido nos últimos anos, assim como a publicidade na internet, a TV ainda mantém sua força.
A pesquisa do Google também vai contra outras pesquisas que mostram que a TV traz melhores retornos sobre investimentos.
Uma pesquisa feita pela Ebiquity, encomendada pela Thinkbox no Reino Unido, mostrou que, libra por libra, a TV traz mais retorno.