Com o intuito de chamar a atenção para o sistema Apple Intelligence AI, que chegou aos dispositivos nesta semana, a marca divulgou dois anúncios. Em ambos, inspirados em “sitcoms”, ela coloca diversas situações no centro das atenções em que a sua tecnologia vira a “voz da razão”.
Em um dos vídeos, temos o protagonista vivendo o papel de um “idiota de escritório”, que recorre à “IA da Apple para transformar um e-mail escrito preguiçosamente em um e-mail altamente profissional que impressiona (e surpreende agradavelmente) seu chefe”, explica o Marketing Directo.
No outro spot, “uma mulher esquece o aniversário do marido e conta com a Apple Intelligence e sua “mágica” para entretê-lo com um vídeo comovente criado a partir de fotos em apenas alguns segundos.”
Anúncios da Apple trazem a IA como a “salvadora” em diferentes situações do dia a dia
Um dos objetivos dos dois spots é mostrar, de forma divertida, o quanto seremos estúpidos sem a Inteligência Artificial ao nosso lado. Afinal de contas, quem nunca esqueceu o aniversário de uma pessoa, não é mesmo? E, além disso, quem não gostaria de ter um e-mail mais criativo e atrativo, concorda?
Os anúncios assinados por David Shane, já estão no YouTube da marca e já possuem milhares de visualizações.
“O Apple Intelligence no iPhone 16 chegou. Basta digitar uma descrição no aplicativo Fotos, e o Apple Intelligence encontrará as melhores fotos e vídeos para criar um filme de memória personalizado, sempre que você precisar”, é o que diz a descrição do vídeo abaixo.
Se analisarmos estes dois anúncios da Apple podemos entender que as novas ferramentas de IA são uma “espécie de cura para idiotas e preguiçosos, que usam tecnologia da moda para crescer aos olhos dos outros (e ganhar seu afeto)”.
Um assunto importante pontuado pelo Marketing Directo é que a Apple talvez “esteja cometendo um erro ultimamente na forma como retrata a tecnologia em suas propagandas”. Tudo isso “inevitavelmente chama a atenção se levarmos em conta que a famosa multinacional americana sempre incutiu emoção (100% humana) em sua publicidade”.
A publicação ainda relembra uma campanha da marca chamada “Misunderstood”, exibida no Natal de 2013, onde a concentração da Apple foi na história de um adolescente que ficava tanto fixado no celular que não acabou ignorando a sua família durante a celebração do Natal. Porém, no fim, ele estava usando o aparelho para fazer um grande vídeo da família.
Com isso, vemos a Apple mostrando o quanto a tecnologia pode ajudar as pessoas de uma boa forma. Mas, nestes dois últimos anúncios, foi tudo ao contrário, já que o entendimento é que a humanidade ficou para o segundo plano quando o assunto é a tecnologia.
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