Publicidade
Conar tira ‘Ole’ das ruas
31 de Agosto de 2005

Conar tira ‘Ole’ das ruas

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Conar tira ‘Ole’ das ruas
25-08-05 ??? O Conar – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) retirou parte da mídia exterior da nova campanha da Brahma que estava nas ruas há uma semana. Quem entrou com ação no Conselho foi a Schincariol que obteve liminar determinando à Ambev a retirada de todas as peças consideradas irregulares que estampam em outdoors, painéis eletrônicos, back e front light, painéis em edifícios, busdoors e nos caminhões que distribuem seus produtos.

A lei
Com a alegação de que as peças fazem "alusão futebolística, expondo o inocente público infantil" ao consumo do produto, contrariando a lei que determina que as peças devem ser limitadas à exibição do produto, sua marca e slogan. Neste caso da Brahma as peças exibem figuras de jogadores de futebol em ação, em forma de ilustrações.

Publicidade

O que diz o CONAR
O Código de Auto-Regulamentação Publicitária determina, em seu Anexo P, específico para cervejas e vinhos, que as diversas formas de mídia exterior como painéis em empenas de edificações, "busdoors", envelopamentos de veículos de transporte coletivo, entre outros, "limitar-se-ão à exibição do produto, sua marca e/ou slogan, sem apelo de consumo, mantida a necessidade de inclusão da ‘cláusula de advertência’".

O que pensa a África
Pelo fato de que as peças utilizam uma animação e não de pessoas divulgando o produto, a agência de Nizam Guanaes acreditava que a peça seria considerada irregular. As peças estavam instaladas em locais de grande circulação na capital de São Paulo, interior de São Paulo e Bahia.

Retirada ainda nesta 5ª feira
A ação de retirada das peças irregulares deve acontecer até o final desta quinta-feira, 25/8. Na avaliação da África essas peças correspondem a menos de 15% do total de mídia exterior da campanha.

Publicidade
Publicidade