Publicidade
Campanha “Fato ou Fake” ganha nova fase mirando nas eleições
03 de Agosto de 2022

Campanha “Fato ou Fake” ganha nova fase mirando nas eleições

O objetivo é fortalecer a importância do combate às notícias falsas, principalmente nos ambientes virtuais durante um ano de eleições

Twitter Whatsapp Facebook

Com o objetivo de fortalecer a importância do combate às notícias falsas, principalmente nos ambientes virtuais durante o período de eleições, o Grupo Globo lançou ontem na TV aberta, canais por assinatura, impresso e no digital a nova fase da campanha ‘Fato ou Fake’.

Nas duas primeiras fases, a campanha chamou a atenção para as notícias que sofrem manipulação e podem ser repassadas como verdadeiras, e que nem tudo que se vê corresponde à realidade. Agora, a comunicação dá ênfase para a importância da democracia e a sua relevância para a sociedade, reforçando que o caminho é a informação.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by globo (@somosglobo)

Criado pelo Grupo Globo em 2018, o projeto ‘Fato ou Fake’ reúne jornalistas da TV Globo, GloboNews, g1, rádio CBN e dos jornais O Globo, Extra e Valor, com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos na internet. Os profissionais envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla divulgação, investigam a origem da notícia, o contexto em que a informação está inserida, a data de publicação e as imagens usadas no conteúdo, além de entrar em contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas para garantir uma apuração eficaz. O resultado é disponibilizado na página Fato ou Fake.

 

Fato ou Fake – Filme Democracia

Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Criação: José “Juco” Borba e Luiz Henrique Costa
Diretor de Estratégia de Marca & Comunicação: Bernardo Magalhães
Gerente de Planejamento de Comunicação: Bruno Altieri
Planejamento: Vanderson Castro
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Suzana Prista
Atendimento: Maria Gabriela Eloy, Livia Barbosa
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Produção Executiva: Gabriela Bonn, Fernanda Ribeiro

Produção de Vídeo
Beeld Motion
Direção de arte: Papito Jones, Greco Bernardi, Eduardo Tosto e Marcelo Mourão
Animação: Greco Bernardi, Papito Jones e Filippo Johansson
Producer: Flora Pessanha

Produção de Áudio
Sonido
Direção: Lucas Duque
Sound design e mixagem: Márcio Biaso
Atendimento: Alessandra Ferreira e Ligia Susini
Locutor: Flávio Faustinoni

Publicidade