Publicidade
‘Fato ou Fake’ da Globo apresenta nova fase da campanha
02 de Maio de 2022

‘Fato ou Fake’ da Globo apresenta nova fase da campanha

Não dá para acreditar em tudo o que vemos, pois pode ser ilusão

Twitter Whatsapp Facebook

Fique esperto. Não acredite em tudo que aparece na sua frente. Cada dia mais notícias falsas são compartilhadas mundo à fora. Com esse enfoque, visando ampliar o alerta à população, a Rede Globo está veiculando a partir de hoje, dia 2 de maio, a segunda fase da campanha ‘Fato ou Fake’ nos intervalos da TV Globo, nos canais Globo da TV por assinatura, em anúncios impressos nos jornais O Globo, Extra e Valor, e em banners nos canais digitais, especialmente no G1.


Conceito criativo

Nesta fase, a peça de 30″ começa com uma ilusão de ótica, com a imagem estática levando as pessoas a terem a impressão de que ela está em movimento. “Sabe essa imagem na tela? Ela está parada, mas muita gente vê mexendo. Não é porque você viu que dá pra acreditar. Com as fake news é igual: você vê uma coisa que nem sempre pode ser verdade”, diz a locução, enquanto uma animação mostra as ilusões se desfazendo e se transformando na logo ‘Fato ou Fake’. No encerramento, a locução reforça: “Conte com a gente para saber o que é Fato Ou Fake. Porque o jornalismo é essencial para a sociedade e a democracia. Fato sim. Fake não”.

Assinam o filme (assista aqui) as marcas da TV Globo, GloboNews, G1, dos jornais O Globo, Extra, Valor e rádio CBN. Criado pelo Grupo Globo em 2018, o projeto ‘Fato ou Fake’ reúne jornalistas destes veículos com o objetivo de combater a disseminação de conteúdos falsos na internet.


Radar

Os profissionais envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla divulgação, investigam a origem da notícia, o contexto em que a informação está inserida, a data de publicação e as imagens usadas no conteúdo, além de entrar em contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas para garantir uma apuração eficaz.

https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

 

 

Ficha técnica
Anunciante: Rede Globo
Produto: Fato ou Fake – Filme Ilusão
Diretor de Marca & Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Ricardo Moyano
Gerente Sênior de Criação: Alexandre “Nego Lee” Popoviski
Criação: José “Juco” Borba e Luiz Henrique Costa
Diretor de Estratégia de Marca & Comunicação: Bernardo Magalhães
Gerente de Planejamento de Comunicação: Bruno Altieri
Planejamento: Vanderson Castro
Direção de Marketing & Operações: Mariana Novaes
Gerente Sênior de Atendimento: Suzana Prista
Atendimento: Maria Gabriela Eloy, Livia Barbosa
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Produção Executiva: Gabriela Bonn, Fernanda Ribeiro

Produção de Vídeo
Beeld Motion
Direção de arte: Papito Jones, Greco Bernardi, Eduardo Tosto e Marcelo Mourão
Animação: Greco Bernardi, Papito Jones e Filippo Johansson
Producer: Flora Pessanha

Produção de Áudio
Sonido
Direção: Lucas Duque
Sound design e mixagem: Márcio Biaso
Atendimento: Alessandra Ferreira e Ligia Susini
Locutor: Flávio Faustinoni

Publicidade