A nova campanha da Vivo, lançada na noite de quinta-feira (14), virou alvo de protestos de internautas e ganhou até paródias com críticas e ironias à nova modalidade de cobrança do acesso à internet fixa através de franquia de dados.
A propaganda “Viver é a melhor conexão” marca o novo posicionamento da empresa, “Viva Tudo”, e apresenta metáforas entre situações da vida real digital – como “fazer login”, “dowload”, “abrindo nova janela”, “nova configuração”.
A nova campanha é lançada em um momento em que as operadoras têm sido alvo de críticas pela mudança na oferta de internet fixa, que passou a ser oferecida em franquias, como já ocorre nos pacotes de celular. Com a nova configuração, alguns planos passam a colocar um teto mensal de uso, a partir do qual a velocidade é reduzida ou a conexão é congelada.
Numa paródia criada por Samuel Guimarães, o comercial da Vivo vira “Viver é a melhor conexão… interrompida”. O filme dura apenas poucos segundos e é interrompido com a mensagem “Você usou 100% da sua franquia de internet”.