A ABERT apresenta um vídeo de 30 segundos (veja aqui) em homenagem aos 100 anos do rádio no Brasil, comemorados na quarta-feira (07).
A comunicação conta também com um spot de 30 segundo e um card para redes sociais, jornais e revistas.
Assim como outros formatos de comunicação, o rádio passou por inúmeras mudanças nos últimos anos, migrando de plataforma e desbravando novos formatos.
De acordo com registros da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata, foi à rádio Totem, de São Paulo, a primeira 100% online no Brasil. A emissora foi fundada em 5 de outubro de 1998. Segundo as informações do levantamento, em 2000, 191 emissoras já estavam com presença online.
Mas foi somente em 2007 que o acesso ao rádio pelo celular (com a cehgada dos spmartphones) começou a acontecer. O primeiro foi o iPhone, da Apple, em 2007. A partir daí, houve o aumento de frequência de acesso as webrádios e streamings. O podcast também é resultado dessa expansão.
Atualmente, o acesso a diferentes tipos de meios de comunicação está mais fácil e instantâneo. Dificilmente encontramos alguém que não possua celular. E até mesmo os mais comuns, possuem frequência de rádio. O que nos leva a considerar a possibilidade de que, daqui a 100 anos, as gerações futuras celebrem os 200 anos de rádio no Brasil.
As homenagens incluem ainda os lançamentos do Memorial do Rádio e do site para votação pública da Mostra Rádio em Movimento. Os portais poderão ser acessados a partir de quarta-feira (7), no site da ABERT.
Rádio, expansão e presença online
Assim como outros meios de comunicação, o rádio passou por inúmeras mudanças nos últimos anos, migrando de plataforma e desbravando novos formatos.
De acordo com registros da professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Nair Prata, foi à rádio Totem, de São Paulo, a primeira 100% online no Brasil. A emissora foi fundada em 5 de outubro de 1998. Segundo as informações do levantamento, em 2000, 191 emissoras já estavam com presença online.
Mas foi somente em 2007 que o acesso ao rádio pelo celular (com a cehgada dos spmartphones) começou a acontecer. O primeiro foi o iPhone, da Apple, em 2007. A partir daí, houve o aumento de frequência de acesso as webrádios e streamings. O podcast também é resultado dessa expansão.
Vivemos a era da instantaneidade e quando se trata de comunicação o conceito se aplica com mais afinco. Dificilmente encontramos alguém que não possua celular, e até mesmo os mais comuns, possuem frequência de rádio. O que nos leva a considerar a possibilidade de que, daqui a 100 anos, as gerações futuras celebrem os 200 anos de rádio no Brasil.

