22/08/08
Fato foi revelado em seminário internacional
A sexta edição do Com: Atitude – Seminário Internacional de Atitude de Marca, revelou que a aplicação do conceito de atitude de marca no Brasil está na vanguarda, quando comparado com outros países do mundo. ???O povo brasileiro é ávido por estímulos e, ainda, historicamente, o governo não prima pelas ações de interesse público, possibilitando um espaço amplo para as ações diferenciadas das marcas???, detalha Yacoff Sarkovas, presidente da Significa, agência que organizou o evento.
O Com:Atitude 2008 contou também com a presença do filósofo francês Gilles Lipovetsky, que abriu o evento palestrando sobre a sociedade do ???hiperconsumo???. Em sua exposição, Gilles apontou algumas características do ???hiperconsumidor???, definindo-o como um consumidor individualista, infiel e imprevisível.
No seminário também foram apresentados os resultados das pesquisas ???Atitudes de marcas nas maiores empresas??? e ???Percepção pública das atitudes de marcas???, realizadas pela Significa, pelo quinto ano consecutivo.
A pesquisa ???As atitudes de marca nas maiores empresas do país???, apontou que 18% da verba de comunicação das maiores empresas e anunciantes do Brasil já é dedicada a ações de atitude, ou seja, investimentos em projetos de interesse público nas áreas cultural, social, ambiental, esportiva, de comportamento e de entretenimento. A pesquisa foi realizada no universo das 500 maiores empresas (Revista Exame 2008), as 100 maiores empresas do setor financeiro (Revista Exame 2008), e os 300 maiores anunciantes do país (Jornal Meio & Mensagem 2008).
Percepção do público
A pesquisa ???Percepção pública das atitudes de marcas??? realizada com 350 pessoas, das classes A, B e C, teve como objetivo compreender o conhecimento, a percepção, as expectativas e o entendimento do consumidor sobre as atitudes das marcas e os atributos a elas relacionadas, além de mapear os perfis dos consumidores conforme interesses e graus de participação em determinadas áreas das atitudes.
O estudo apontou também que para 48% das pessoas as ações educacionais, desenvolvidas por empresas, são as mais interessantes, seguida por ações ambientais, citadas por 18% dos entrevistados, ações esportivas, 15%, ações culturais, 6%, e ações de entretenimento e comportamento, 4%.
Atitude de marca
?? toda interação de uma marca com seus públicos por meio de causas e conteúdos sociais, culturais, ambientais, esportivos, de comportamento e entretenimento. As marcas agem principalmente por meio de patrocínios apoios e parcerias; programas, projetos, eventos de marca; investimentos sociais, marketing de causas e promoções com conteúdos. Com estas atitudes, as marcas alinham a prática ao discurso, concretizam seus atributos e propiciam experiências aos seus públicos.