Publicidade
Brasil fechará 2010 como 6º maior da mídia mundial
01 de Abril de 2010

Brasil fechará 2010 como 6º maior da mídia mundial

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook
01/04/2010
País volta a ser oitava maior economia do mundo, e mídia deverá fechar o ano à frente de França e Itália

Se considerados os investimentos em mídia, o Brasil ocupou em 2008 a oitava colocação, atrás justamente das sete maiores economias do mundo, de acordo com levantamento do bureau de mídia GroupM, que pertence ao grupo WPP, o maior do mercado publicitário.

Publicidade

E de acordo com as previsões mais recentes, o País deverá galgar mais duas posições até o final de 2010, ultrapassando Itália e França, ficando atrás apenas de, pela ordem, Estados Unidos, Japão, China, Alemanha e Reino Unido.

Clique aqui para ler a análise de executivos dos principais veículos sobre o desempenho da mídia no País em 2009 e as perspectivas para 2010.

O GroupW levantou ainda o investimento que se faz em mídia per capita, o que demonstra que o Brasil tem muito espaço para crescimento. Os Estados Unidos investiram em 2008 US$ 518 para cada cidadão do país, enquanto o Brasil ficou com US$ 64 por cabeça, um número que deve saltar para US$ 78 até o final de 2010. No Japão, a média per capita chegou a US$ 407, contra US$ 27 da China.

Mesmo sendo o terceiro maior mercado da publicidade, os asiáticos tem uma população de 1,3 bilhão, o que leva a média para baixo. Dentre os europeus, a Alemanha investe em média US$ 311, o Reino Unido outros US$ 343, a França US$ 256 e a Itália US$ 250.

No que tange à economia como um todo, dados da consultoria britânica Economist Intelligence Unit divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo nesta semana mostraram que o Brasil voltou a ser a oitava maior do mundo, de acordo com o PIB em dólares de 2009, que chegou a US$ 1,53 trilhão. Em 2007, o país estava na 10ª posição, atrás de Espanha e Canadá, e em 2008 chegou ao nono lugar.

O ranking de PIB, segundo a Economist Intelligence Unit, é liderado por Estados Unidos, com US$ 14,26 tri, seguido por Japão (US$ 5,07 tri), China (US$ 4,91 tri), Alemanha (US$ 3,35 tri), França (US$ 2,68 tri), Reino Unido (US$ 2,19 tri) e Itália (US$ 2,12 tri). Atrás do Brasil estão Espanha, Canadá, Índia e Rússia.

Confira tabela com os investimentos em publicidade de 2008, 2009 e 2010 (em bilhões de US$).

2008
2009 (Previsão)
2010 (Previsão)
1º EUA ??? 157,633
1º EUA ??? 144,975
1º EUA ??? 138,752
2º Japão ??? 52,012
2º Japão ??? 49,184
2º Japão ??? 48,707
3º China ??? 35,223
3º China ??? 38,181
3º China ??? 42,771
4º Alemanha ??? 25,546
4º Alemanha ??? 23,831
4º Alemanha ??? 23,345
5º Reino Unido ??? 21,031
5º Reino Unido ??? 18,596
5º Reino Unido ??? 18,624
6º França ??? 15,942
6º França ??? 13,681
6º Brasil ??? 15,161
7º Itália ??? 14,863
7º Brasil ??? 12,824*
7º França ??? 13,056
8º Brasil ??? 13,125
8º Itália ??? 12,386
8º Itália ??? 12,320
Fonte: Group M M e Projeto Inter-Meios, com texto de Eliane Pereira e Felipe Turlão
*Valor de 2009 fechado pelo Projeto Inter-Meios 

Publicidade
Publicidade