Publicidade
Associação Brasileira de Agências de Publicidade anuncia nova fase
22 de Março de 2024

Associação Brasileira de Agências de Publicidade anuncia nova fase

Prestes a completar 75 anos, ABAP promete abarcar todo ecossistema publicitário

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Uma virada de chave. Com nova missão, proposta, lema, identidade visual, além de diretoria e conselho mais diversos, a entidade quer assumir o compromisso de se tornar um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. O objetivo é agregar todas as categorias de empresas e entidades que fazem a conexão entre os anunciantes e os publicadores, além de construir o futuro das empresas que constituem o ecossistema publicitário de forma mais conectada e estratégica.

Publicidade

Nova Abap
Em evento nesta semana, foi apresentada pela presidente Marcia Esteves, no rooftop do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, destinado a associados, associações, parceiros estratégicos, diretoria, conselho, regionais e imprensa. “Como diz a nova mensagem, seremos um Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Nosso objetivo é trabalharmos juntos e fazermos parcerias. Escolhemos este mote porque abarcaremos, por exemplo, aquelas agências que não possuem associações e que estão neste mix do universo do ecossistema da publicidade que é tão vasto como as agências de influências e e-commerce”, explica a executiva.

Lideranças Regionais
Além disso, Marcia terá como desafio expandir esta mensagem da virada de chave para todo o território nacional, já que a Abap contará com lideranças e representações em todas as regiões do país, reconhecendo e acolhendo a riqueza e a diversidade das marcas e agências regionais. “Tem muitas empresas e profissionais de vários estados que estão brilhando com suas campanhas e ideias e queremos proporcionar um benchmarking por todo o Brasil para que executivos de diferentes culturas e regiões consigam trocar conhecimento, práticas, experiências e muito mais. O eixo SP-RJ sempre será estratégico, mas o Brasil é infinitamente maior, com outras realidades e olhares igualmente importantes para a publicidade. Este é um ideal que eu sempre quis trazer para o nosso mundo da publicidade e terei o desafio de implementar”, ressalta Marcia. Para que isto ocorra, a presidente junto com seus diretores pretendem promover discussões de tendências, melhores práticas com comitês, fóruns e grupos de trabalho.

Desta forma, a Abap promoverá a criatividade e formação de talentos e irá propor formatos de qualificação, como a criação de cursos de formação profissional e de criatividade com produção de conteúdos e eventos, uma das formas de garantir a sustentabilidade do ecossistema. Dentro dessa nova proposta, a entidade pretende ainda reconhecer e premiar as melhores empresas, profissionais. “Com nossos cursos queremos atualizar aquele profissional que já está no mercado e para aqueles que estão recém-formados, a iniciativa agregará no currículo. Queremos fomentar a criatividade na combinação do humano com a tecnologia”.

Tradicional balizador do mercado, a entidade permanecerá com a publicação mensal de indicadores e valores. “Continuaremos com nossas pesquisas com dados que alimentam o mercado. Estou muito empolgada para esta gestão neste biênio. Neste ano, a Abap fará 75 anos e estamos com muitas expectativas positivas para a entidade e para o setor”, finaliza Marcia.


Estrutura organizacional

Hoje a Abap conta com a presidência da primeira mulher em sua história:

  • Marcia Esteves, CEO e sócia Lew’Lara\TBWA;
  • Antonio Fadiga, CEO Artplan, como vice-presidente;
  • Luiz Leite, CFO Olgivy, como CFO;
  • Adriana Machado, CEO Tom Comunicação e Américo Neto, CEO Via Mídia, como diretores, compondo a diretoria nacional.

 

Conselho
Como conselheiros Mario D’Andrea, presidente D’OM; Ricardo Menezes, diretor de novos negócios Artplan; Maria Laura Nicotero, CEO Momentun; Marcio Santoro, co-CEO Africa Creative; Renata Leão, diretora executiva de criação DAVID; Ian Black, CEO New Vegas; Marlene Bregman, consultora de planejamento estratégico Leo Burnett; Gabriela Onofre, CEO Publicis Groupe; Thiago Bacchi, CEO Cadastra; Paula Puppi, CTO WPP; Paulo Loeb, CEO Fbiz; Carlos Scappini, sócio Mynd e BillBoard; Ricardo Franken, Co-CEO Omnicom Media Group Brazil; Fábia Juliasz, CEO Marketdata; Erh Ray, CEO BETC/Havas; Ruy Dantas, CEO Sin Comunicação; Filipe Bartholomeu, CEO Almap/BBDO; Queiroz Filho, CEO Ampla; Fabiana Bruno, Fundadora e CEO Suba; e Eduardo Simon, CEO Galeria.

Mariana Panhoni recentemente assumiu a diretoria executiva da associação.

 

Sobre a ABAP
A Abap – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário apoia a construção do presente e do futuro das empresas que fazem parte do ecossistema publicitário atuando na valorização e sustentabilidade contínua de sua atividade, incentivando a formação diversa de talentos e o fomento da criatividade na combinação do humano com a tecnologia. Fundada em 1º de agosto de 1949, dentre as suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta. Além disso, a ABAP inspirou a Lei 4.680/1965, conhecida como Lei da Propaganda, contribuiu de maneira decisiva para a aprovação da Lei 12.232/2010, que regulamenta os critérios para licitações públicas, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A ABAP é membro da entidade global de agências de publicidade VoxComm e fundadora e integrante da Confederação de Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP).

Publicidade
Publicidade