O site INC resolveu fazer uma lista com as campanhas que não deram muito certo em 2024. Afinal de contas, este é um grande desafio em ter destaque no motivo e, por isso, as marcas acabam tendo que “experimentar muitas coisas novas para tentar descobrir o que funciona, o que ressoa com os consumidores”, disse Kinshuk Jerath, professor de marketing na Columbia Business School.
Porém, nem sempre o diferente é a forma certa de impactar as pessoas. A pressa das marcas “para se conectar de maneiras divertidas e quase virais” faz com que elas, algumas vezes, deixem de lado o que realmente é importante para o seu público-alvo.
Relembre as campanhas de não deram muito certo em 2024
Antes de conhecer, na opinião do INC, quais campanhas não deram certo em 2024, pense rápido qual seria a sua primeira da lista? Será que ela está aqui? Saiba quais.
1. Jaguar
A primeira lista é a ação da Jaguar, que realmente teve diversas críticas. Com a ação chamada “Copy nothing”(“Não copie nada”, na tradução literal), o vídeo da campanha já está com mais de 170 milhões de views no X, mas não teve muito sucesso.
“A grande reformulação da marca que ninguém pediu”, disse Walker. “Eu os aplaudo por não se importarem com o que qualquer um diz sobre isso e por se aterem ao que eles acham que é o próximo capítulo de sua jornada corporativa”, continuou ele.
2. Bumble
Na segunda posição, ficou a campanha do Bumble, aplicativo de namoro. A ação girava em torno de uma postagem no Instagram sobre um novo “capítulo” misterioso, que seria para divulgar uma reformulação pequena na plataforma. Além disso, a campanha estava centrada em como as mulheres estão cansadas desses namoros modernos.
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“Você sabe muito bem que um voto de celibato não é a resposta”, dizia outdoors da ação. Rapidamente, a marca fez um post pedindo desculpa e ainda efetuou uma doação para a National Domestic Violence Hotline quando os usuários apontaram que “o celibato pode ser causado por danos ou traumas”, explicou a publicação.
3. Apple
A medalha de bronze do ranking das campanhas de marketing que não deram muito certo em 2024 vai para a Apple. Tudo isso devido ao anúncio para o iPad Pro, onde diversos objetos eram destruídos.
As cenas não foram muito bem recebidas e Tor Myhren, vice-presidente de comunicações de marketing da Apple, chegou a pedir desculpas durante uma entrevista para o AdAge. “Erramos o alvo com este vídeo e pedimos desculpas”, disse ele.
Foto: Unsplash