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ARTIGO | Publicidade OOH e a ascensão de marcas no Brasil
18 de Setembro de 2024

ARTIGO | Publicidade OOH e a ascensão de marcas no Brasil

por Marcelo Monteiro

A publicidade out of home (OOH) – ou fora de casa – é um modelo que tem ganhado espaço cada vez maior no Brasil e no mundo.

Não é para menos. Com a capacidade de impactar um grande número de pessoas em um curto espaço de tempo, de forma criativa e impactante, a estratégia se destaca como uma poderosa ferramenta de promoção de marcas.

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A publicidade OOH se refere a todas as formas de publicidade externa, como outdoors, bancos em praças, poltronas do transporte público, pontos de ônibus, latas de lixo, painéis com informações, quiosques e bandeiras espalhadas pela cidade. Esses métodos permitem captar a atenção das pessoas ao longo do dia a dia, seja durante as compras, a caminho do trabalho ou enquanto viajam ou passeiam pelas cidades.

No Brasil, a OOH atinge 89% da população, de acordo com os dados do Target Group Index, do Kantar Ibope Media, e é o segundo meio mais consumido no país. Além disso, segundo dados da Vistar Media, 66% das pessoas interagem com as marcas no ambiente digital logo após serem impactadas presencialmente. Contra fatos, não há argumentos. Os números confirmam a efetividade dessa prática, que continua tendo um papel importante no mercado.

Um dos principais benefícios é a visibilidade. As campanhas podem ser vistas por todos que saem de casa, o que as tornam uma mídia onipresente. Isso se torna especialmente proveitoso dado que o brasileiro tem passado cada vez menos tempo em casa e a capacidade de alcançar o público enquanto está fora chega a um patamar de vantagem diferenciado.

A pesquisa da Kantar identificou que 57% das pessoas indicam a criatividade como uma das características marcantes desse modelo publicitário, seguidos por 32% das citações destacando a tecnologia empregada nos anúncios. E em terceiro lugar, com 27%, estão as atualizações sobre novidades e promoções como aspectos memoráveis.

Além disso, a publicidade OOH não pode ser desligada ou ignorada como outros formatos. O consumidor não pode apertar um botão e fingir que aquele impacto não existiu. Tentar o engajamento de forma física é um caminho que mitiga erros.

Uma comprovação disso é que o formato demonstrou impacto econômico significativo nos últimos anos. Segundo a Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), o setor movimentou R$ 1,5 bilhão em 2021, um crescimento de 37% em relação ao ano anterior. A expansão reflete o reconhecimento da eficácia por parte das empresas e anunciantes.

Outro fato que certifica a expansão é a adoção de tecnologias como a programática, que permite a veiculação de anúncios de forma automatizada e segmentada, e a integração com dados de geolocalização e comportamento do público, abrindo novas possibilidades de alcance. Todas essas aplicações adicionais tornaram-a ainda mais eficaz.

Para a promoção de eventos e causas sociais, ela permanece como uma vantagem competitiva. Campanhas de conscientização, mobilizações comunitárias e divulgação de eventos culturais são apenas alguns exemplos de que essa forma de publicidade pode ser fundamental para promover iniciativas que beneficiam a sociedade como um todo.

Vai além do alcance. A publicidade out of home não pode ser ignorada, considerando a sua capacidade de revolução para o segmento. Sua ascensão representa a obrigatoriedade urgente de encontrar estratégias que causem, além resultados para as marcas, um impacto positivo e marcante para o público-alvo.


* Marcelo Monteiro, diretor do Grupo Mídia 10 Propaganda.

Foto:Unsplash

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