A ABA – Associação Brasileira de Anunciantes, lança seu tão aguardado Anuário, uma compilação abrangente que destaca realizações, entregas para o mercado, eventos marcantes, guias e livros publicados pela entidade no ano de 2023, iniciativas dos anunciantes, parceiros e patrocinadores, além de insights, tendências, entrevistas e artigos de opinião de renomados profissionais que moldaram o cenário publicitário no Brasil.
O Anuário ABA é mais do que uma retrospectiva, é uma janela para as tendências emergentes que estão moldando o cenário publicitário e de comunicação no Brasil e no mundo e impulsionando a indústria de anunciantes.
A publicação é a voz da ABA, única entidade que há 64 anos, representa e conecta anunciantes nacionais e globais no Brasil, representando hoje, mais de 1400 marcas.
“O Anuário destaca a relevante atuação da ABA, apoiando a evolução dos profissionais de marketing e comunicação diante de um cenário de transformações aceleradas, acerca de temas estratégicos, como IA, Dados, LGPD e ESG, que moldam as estratégias das marcas hoje. Temos trabalhado esses temas de forma pioneira, por meio dos GTs de Privacidade e Proteção de Dados e de Inteligência Artificial, e do Comitê de Comunicação & ESG, organizando reuniões e eventos, publicando guias de boas práticas, livros, dentre outras iniciativas”, discorre Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora de Jurídico, ESG, RelGov e Auditoria interna da Dasa.
O Anuário é o ponto de contato e aproximação entre marcas e os diversos players do setor. Em versão digital, ele é distribuído para dirigentes de empresas anunciantes, executivos de marketing e comunicação, agências de publicidade, grupos de comunicação, veículos, plataformas, fornecedores especializados de nosso setor e Entidades do mercado.
A ABA disponibiliza também 500 exemplares impressos, que são enviados aos associados da ABA e lideranças do mercado.
Destaques do Anuário
No livro estão cinco grandes eventos realizados pela ABA que refletiram tendências dos principais festivais de criatividade do mundo, como SXSW e Cannes Lions, além dos desafios do marketing e que estão mudando as estratégias das marcas; as publicações da entidade, como o livro “Advocacy ABA: defesa permanente da liberdade de expressão e da autorregulamentação na publicidade” e sete guias de boas práticas, sendo quatro deles sobre ESG, além do Censo Global de DE&I 2023 – Report Brasil Do original: “The Global DEI Census 2023 – Brazil market report”; as agendas trabalhadas pelos Comitês e GTs da entidade; o retorno da ABA ao Cenp e a parceria com entidades como Conar, ICAS e Abral, cuja campanha “Com Publicidade responsável não se brinca”, consagrou este ano para a ABA o 4º WFA President Awards.
“Conquistamos quatro prêmios nos últimos cinco anos e todas essas entregas reforçam o protagonismo da ABA e seu compromisso com um marketing atuante, responsável e ético, que traz real impacto positivo para nossa sociedade. Além disso, o Anuário traz insights e destaques dos líderes da ABA, renomados profissionais que caminham conosco, entregando o propósito da entidade, de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade e que são fundamentais para mantermos nossa relevância entre os anunciantes brasileiros e no mundo”, comenta Sandra Martinelli, CEO da ABA.