Em um podcast publicado ontem, 19/02, Karina fala sobre as mudanças recentes do mercado publicitário, que foram aceleradas pela fragmentação das mídias, sobre a transformação cultural das agências e sobre o desafio de unir equipes proveniente da fusão entre VMLY&R e Wunderman Thompson, duas das agências mais relevantes do setor. A publicitária foi entrevistada pela coluna Mídia e Marketing, do UOL e para ouvir o podcast, clique aqui.
Mudanças no setor publicitário
As agências fazem parte da cultura brasileira. Não é que nosso mercado: a sociedade evoluiu e as agências evoluíram junto.
Continuamos sendo o celeiro de talentos, onde geramos conversas e conectamos marcas com consumidor de maneira gigante. As agências têm a oportunidade, a capacidade e a obrigação de acompanhar a jornada do consumidor e as mudanças da sociedade.
Disputa entre agências: momento de cooperação ou de competição?
Para os clientes que têm múltiplas agências, os papeis têm que estar claros. Existem diversos jeitos de trabalhar e todo mundo tem que estar focado no resultado. O que tenho a oferecer, por exemplo, os são talentos para gerar resultados de negócios.
Conexão com a cultura
As transformações culturais das agências vêm da sociedade. Estamos em um momento da história da sociedade que foi impulsionada pela transformação digital. As agências precisam perceber essas mudanças culturais. Se uma agência não está ligada com o que está rolando na sociedade, não faz nenhum trabalho relevante e não mexe no ponteiro (de negócios) do cliente.
Escolha como CEO e responsável pela fusão das agências
Acho que a decisão do grupo foi muito em escolher uma profissional que tem 18 anos de grupo, no lugar de pegar uma pessoa de fora. Escolher uma pessoa nascida e criada no grupo manda uma mensagem muito correta sobre o que o Grupo WPP quer para o mercado. Hoje, temos uma oportunidade de criar uma nova cultura com o melhor que tenho das duas agências que se fundem.
Para a íntegra dessa entrevista, clique aqui.