O ano da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foi marcado por grandes mudanças, evoluções e eventos de conteúdo privilegiado, além da estreia nos estados de Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em 2017 não será diferente, a associação idealiza seu primeiro evento em Recife, Pernambuco, além dos já programados para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte.
O saldo deste ano contabilizou 15 eventos nacionais, incluindo os eventos em novos mercados regionais, 207 palestrantes e moderadores convidados, sendo 9 deles internacionais, reunindo cerca de 2,5 mil participantes. Além disso, ressalta-se a relevância conquistada com 16 parceiros estratégicos, 47 patrocinadores e apoiadores que contribuíram para este sucesso, com um índice médio de aprovação pelo público atingindo 92,2% com avaliação bom, muito bom e excelente. Resultados determinados pelas mudanças ocorridas nos últimos dois anos com foco no “Marketing para Transformar”, propósito que norteia as ações da ABA, implementado em 2014.
A dinâmica dessa transformação se reflete na eleição de Juliana Nunes, vice-presidente de Assuntos Corporativos, Sustentabilidade, RH e Compliance da Brasil Kirin, para a presidência da entidade, a primeira mulher a ocupar a posição. Em um ano particularmente especial, com grandes desafios, um dos destaques da atual gestão foi de ampliar a atuação e representatividade da ABA para além do eixo Rio-São Paulo, com a regionalização dos eventos, assim como o reforço das práticas na defesa da liberdade de comunicação social responsável, vocação primária da entidade.
Para 2017, a entidade busca consolidar e ampliar todo o processo de inovação e pluralidade baseado nas principais bandeiras: visão global, por meio do alinhamento com o WFA; regionalização do alcance e presença, através dos eventos; ABAcademy, ampliando parcerias e temas de interesse com Universidades, como diversidade de gêneros, Millennials e público 50+; além da ênfase em Advocacy, que envolve diretoria, comitês e grupos de trabalho, além da WFA e outras entidades do mercado de comunicação e marketing locais e nacionais.
“Trabalharemos intensamente cada uma dessas bandeiras na gestão das atividades da ABA, pois possuem papel estratégico e convergente com o que desejamos, de ser agente transformador, considerando o patamar aonde queremos elevar a prática do marketing, abrangendo a formação de sua percepção e reconhecimento”, finalizou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da associação.
Confira os eventos em 2017:
São Paulo:
ABA ROI de Patrocínios, 14 de fevereiro;
ABA Insights, 18 de maio;
ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, 08 de junho;
Branding@ABA, 23 de agosto;
ABA Mídia, 21 de setembro;
ABA Summit, 09 de novembro.
Brasília: ABA Mídia, 11 de abril.
Rio de Janeiro: ABA MKT in Rio, 25 de outubro.
Porto Alegre: ABA Mídia, 30 de março.
Belo Horizonte: ABA Mídia, 10 de maio.
Recife: ABA Mídia, 09 de agosto.