A ONG ActionAid, com criação da agência 3AWW Brasil, em parceria com a Livraria da Travessa e a Editora Valentina, iniciou uma campanha aproveitando um espaço até então desprezado por agências de publicidade e ONGs: páginas de livros que sobram.
A campanha divulga histórias reais de crianças em situação de risco nas páginas que sobram dos livros. E tem como objetivo chamar a atenção dos leitores para a iniciativa “Mude uma vida”, através da qual é possível apadrinhar uma dessas crianças e garantir acesso a seus direitos, de acordo com as necessidades da comunidade em que ela vive.
Outro diferencial da campanha é o baixo custo dela. Imprimir uma página a mais em livros que possuem grande tiragem acaba sendo um custo não significativo para a editora. E ocorre também por uma questão técnica: quando os livros são fechados, eles o são em caderno, em conjunto de quatro páginas. Se o conteúdo não couber exatamente em um múltiplo de quatro páginas, outras quatro são adicionadas, gerando espaços vazios, sem aproveitamento algum. Portanto, o que está sendo feito nessa campanha, é aproveitar essas páginas que não serviam para nada para ajudar crianças em situação de risco.
Confiram o vídeo feito para divulgar a campanha.
FICHA TÉCNICA:
Agência: 3AWW Brasil
Diretor de Criação: Henrique Carvalho
Diretor de Arte: João Ricardo Santos
Assistente de Arte: Beatriz Martins
Redator: Pedro Portugal
Atendimento: Selma Athayde
Produtora de áudio: Silence
Produtora de vídeo: Allternativa Filmes X