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Você sabe o que caracteriza uma publicidade digital e como identificar comunicações publicitárias na internet?
08 de Dezembro de 2021

Você sabe o que caracteriza uma publicidade digital e como identificar comunicações publicitárias na internet?

“Com publicidade digital não se brinca” ajuda no entendimento sobre as regras que norteiam a comunicação digital

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Mais 23 associações se uniram à Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e à Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) para lançar a quarta fase da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, que conta mais uma vez com o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON.

10 posts serão postados nas redes sociais e plataformas digitais de todas as entidades, com textos que trazem orientações sobre publicidade no ambiente digital inspiradas nas orientações do Conar – Conselho de Autorregulamentação Publicitária.

Sandra Martinelli, Presidente Executiva da ABA – Associação Brasileira de Anunciante comenta que, “Ampliamos o escopo esse ano, pois o lançamento do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do Conar chegou como conteúdo importante para todo o mercado de marketing e comunicação. Os posts da campanha trazem um QR code que direciona para as informações completas do Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais, no site do Conar”.

 

Perguntas que serão respondidas nesta campanha:

A primeira delas é: “Nas plataformas digitais, o que é publicidade por influenciador para o Conselho de Autorregulamentação Publicitária – Conar)?, passando por “No caso de campanha nas plataformas digitais, quais são as hashtags mais recomendadas?”, e finalizando com “Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, como deve ser a participação de crianças e adolescentes em campanhas de comunicação?”

A primeira etapa da campanha “Com publicidade responsável não se brinca” foi lançada em setembro de 2020. O objetivo dessas ações é de orientar o mercado publicitário sobre as melhores práticas, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

O Brasil atualmente está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema. Além do apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC / Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, as seguintes 25 Entidades assinam a campanha:

1. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes
2. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade
3. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas
4. ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
5. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão
6. ABIA – Associação Brasileira da Indústria de Alimentos
7. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home
8. ABP – Associação Brasileira de Propaganda
9. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação
10. ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais
11. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens
12. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos
13. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil
14. Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil
15. AMPRO – Associação de Marketing Promocional
16. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas
17. ANJ – Associação Nacional de Jornais.
18. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda
19. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social
20. FENAERT – Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão
21. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda
22. IAB – Interactive Advertising Bureau
23. IVC – Instituto Verificador de Comunicação
24. Instituto Palavra Aberta
25. SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

 

Sobre a ABA

Associação Brasileira de Anunciantes tem 62 anos e é a única entidade que representa e conecta anunciantes globais e nacionais.

É agente transformador e de geração de valor para as empresas associadas e a sociedade, promovendo a excelência e as melhores práticas do marketing e da comunicação, em conformidade com sua vocação pelo Protagonismo Colaborativo. A ABA defende e acredita na Liberdade de Expressão, no Marketing Responsável e na Autorregulamentação da publicidade. Tem como propósito mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade.

É cofundadora do CONAR – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – e integra o Comitê Executivo da WFA – World Federation of Advertisers – que congrega aproximadamente 90% de todos os investimentos com comunicações de marketing do mundo.

 

Sobre a ABRAL

A Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL) é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada.

Atualmente é constituída por 500 empresas licenciadas, 600 licenças disponíveis e 50 licenciadores.

Foto:Pixabay

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