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Você já checou a saúde da sua marca?
04 de Julho de 2022

Você já checou a saúde da sua marca?

Uma marca saudável é aquela que consegue transmitir seu propósito de forma inspiradora.

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Sua marca está se cuidando? O desempenho da sua marca, assim como o de qualquer um de nós, pode estar sendo limitado de atingir todo seu potencial. Continue lendo e responda com sinceridade às perguntas.

As respostas que você encontrar podem ser úteis para saber que decisão tomar ou o que precisa ser analisado com mais calma para conhecer a saúde sua sua marca.

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por Felipe Gondin*

A estratégia da sua marca está em dia?

Uma marca saudável é aquela que consegue transmitir seu propósito de forma inspiradora. Como a estratégia de sua marca está sendo implementada? É uma estratégia diferenciada e bem estruturada? Sua equipe está toda na mesma página quando precisa falar sobre sua marca? Se arrisca a fazer um teste? 🙂

Alinhar esse ponto estrutural é tão importante para a saúde de sua marca quanto exercícios leves de manhã. Fazem parte do básico, quase que como um alongamento, mas dizem muito sobre a visão de sua marca e como ela é percebida.

As primeiras pessoas que devem conseguir passar a mensagem de sua marca estão dentro de sua própria empresa. Gestores, gerentes, colaboradores, todos precisam estar integrados com a história e mensagem da marca. Trata-se de algo objetivo. Uma estratégia bem estruturada faz com que a marca mantenha a saúde e corra pelo quarteirão sem perder o fôlego!

A cara de sua marca anda abatida?

Às vezes, só de olhar para a cara do paciente, um bom médico já sabe quais são os sintomas e possíveis prognósticos. Com a marca é a mesma coisa. Só de olhar para os elementos básicos, como algumas peças gráficas, por exemplo, você já consegue receitar pelo menos uma ação de comunicação paliativa.

Os elementos visuais de uma marca são fundamentais como suporte de sua gestão de marca. Por isso, é importante analisar: como todos eles estão sendo aplicados? É uma base boa a ponto de guiar decisões futuras de branding? O padrão é atualizado e está sendo aplicado corretamente, ou você ainda tem o mesmo manual de marca empoeirado de décadas atrás? Aliás, você tem um manual de marca?

Sua marca precisa de dieta e exercício

Não há nada mais triste para uma marca do que estar fora de forma. Cada problema de comunicação de seu social media, cada falha de experiência online, tudo faz com que a relevância da sua marca torne-se mais lenta e tenha sua saúde prejudicada. A mensagem começa a se perder, deixando de ser informativa e clara ao mesmo tempo.

Desse modo, para entrar em forma, é preciso agir rapidamente. Assim como dieta e exercício tornam o corpo saudável, trabalhar bem a execução de suas estratégias é essencial. Afinal de contas, nada adianta tomar os remédios em dia se o problema exige uma ação direta maior, não é mesmo?

Check-up final e uma segunda opinião

É importante lembrar de que as perguntas e informações exemplificadas aqui são só o primeiro passo para o tratamento de uma marca com sinais de problemas. A saúde da sua marca é coisa séria e não se resolve apenas com uma consulta no Google! Você faria isso com a sua saúde?

Se você é parte de uma empresa com mais tempo de mercado, certamente a experiência com clientes trouxe diagnósticos e remédios efetivos. Mas, mesmo marcas jovens, já podem ir se cuidando desde já. Saber avaliar os pontos que fazem com que sua marca seja percebida pelo mercado é importante.

Mantenha a saúde de sua marca em constante avaliação. Neste artigo, foram citados apenas critérios e questionamentos simples. É papel de seu branding avaliar e checar regularmente a saúde e o bom desempenho da sua marca. Aqui é importante dizer: não há alta! Esse é um trabalho cíclico e os exames deverão ser feitos de modo regular e periódico. Branding é gerúndio e termina com ing porque remete a um constante trabalho a ser feito, sempre inacabado, mas que perpetua uma marca saudável e longeva.

E então, como está a saúde de sua marca? O medicamento necessário para melhorar o seu branding é tarja preta? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!

*Felipe Gondin – CEO @ CAPME | Branding e Marketing para PMEs | Apaixonado por posicionamento de marcas, inovação e modelos de negócios. Formado pela Harvard Business School em Estratégias Disruptivas e pela UC Berkeley em Modelos de Negócios Corporativos e Organizações Inovadoras.
Fundou a CAPME em 2012 e, desde então, já contribuiu com mais de 100 projetos de branding, comunicação e inovação, transformando times e construindo histórias inspiradoras.

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