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Quais são os 5 tipos de marketing para implementação
10 de Maio de 2022

Quais são os 5 tipos de marketing para implementação

O planejamento é uma obrigação para qualquer negócio que busca o sucesso e isso inclui ações de marketing.

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Antes de tudo, importante considerar que escolher de maneira certa os tipos de marketing para implementação e definir as estratégias para alcançar o público-alvo pode depender de fatores externos.

De fato, existem diferentes ações, análises e estratégias que envolvem um plano de marketing para os negócios.

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Além disso, o próprio marketing se diferencia e apresenta diversas categorias, como é o caso do marketing digital e buzz marketing.

Por isso é preciso conhecer os diferentes tipos e compreender os objetivos da marca, seu nicho de atuação e o perfil do público.

Afinal, entre os mais variados, todos possuem um aspecto de menor ou maior repercussão e que se adequam melhor a cada cenário. Isso é, o que funciona para uma empresa nem sempre vai funcionar para outra.

O desafio se agrava quando a pessoa que está no ramo do empreendedorismo é nova na criação de planos, ou não possui afinidade em relação à cultura de planejamento dentro de uma empresa.

Parece que a dificuldade na escolha dos mais diversos tipos de marketing para implementação, e a consequente estruturação para entregar os resultados desejados, impede muitos de seguir por um caminho sólido de divulgação no âmbito da publicidade.

Em muitos casos, pequenos estabelecimentos comerciais, até grandes corporações, não contam com um planejamento de marketing ao qual se basear.

Assim, contar com algumas dicas e o apoio de profissionais especializados – seja na equipe interna ou contratando o serviço – é fundamental.
Afinal, cada vez mais é preciso se destacar para alcançar potenciais clientes e, com a digitalização dos setores, como uma assinatura digital com certificado, amplia-se ainda mais essa necessidade por conta dos novos modelos de consumo e interação com o público.

Pelo menos para aqueles que querem se destacar no mercado consumidor e estar sempre um passo à frente da concorrência.

O que é um plano de marketing?

Antes de determinar quais os principais tipos de marketing para implementação em um negócio empresarial, é preciso definir o que é um plano de marketing.

De forma clara, ele reúne em estratégias que uma empresa que trabalha com prensa dobradeira coloca em execução para atingir as metas de marketing durante um período de tempo, por exemplo.

Assim, conforme o segmento de atuação, o plano vai demandar adequações e análises sobre o mercado e as oportunidades existentes. Inclusive, a ação é bastante versátil, podendo ser aplicada nas mais diferentes áreas de atuação.

Os planos de marketing geralmente descrevem as atividades que precisam ser implementadas por períodos definidos, tomando como base um mês, um trimestre, um semestre, ou um ano e que contribuem para o desenvolvimento da marca ou de um projeto/ação específicos.

Entre os diversos formatos, canais de estratégias de marketing que podem fazer parte de um planejamento adequado estão:

● Anúncios em jornais e revistas;
● Busdoor e outdoor;
● Comercial de rádio e TV;
● E-mail marketing;
● Feiras e eventos corporativos;
● Gerenciamento de redes sociais;
● Marketing de Conteúdo;
● Publicidade online.

Entre a propaganda tradicional e a expansão da tecnologia, que impacta a vida de milhões de pessoas, no mundo todo, todos os dias, o plano de marketing varia muito, mas todos compartilham de elementos básicos e visam o desenvolvimento e reconhecimento da marca.

1. Objetivos de marketing
Uma instituição educacional que oferece curso de brigada de incêndio precisa definir quais são os objetivos que o plano de marketing precisa alcançar. Essa é uma etapa crucial para qualquer negócio que deseja implementar um plano de qualidade.

Com isso, fica mais fácil alinhar às metas estratégicas relacionadas às finalidades da marca, a oferta dos produtos e serviços, e como isso impacta no mercado consumidor.

2. Pesquisa de mercado
O segundo elemento, essencial para qualquer empreendimento, em qualquer segmento que esteja inserido, trata do público-alvo ao qual os produtos e serviços se destinam.

Por isso, é preciso descobrir quem são os consumidores que podem demonstrar interesse pelos produtos e serviços.

Outro ponto importante é detectar quais são os concorrentes, para que a competição pelo mercado de construção de pingadeira para muro de PVC, por exemplo, não seja afetada por fatores significativos e, com isso, é preciso determinar quais as características que rondam os negócios e os diferenciais que podem ser propostos.

Dessa forma, é possível encontrar o público-alvo, a partir da criação de diferentes buyer personas, ou seja, o consumidor ideal, e aplicar as estratégias de marketing que sejam direcionadas de maneira direta para essa audiência.

3. Indicadores-chave de desempenho
Toda estratégia de marketing precisa de KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores-chave de desempenho, que são utilizados para mensurar dados e o desempenho das ações. Também são amplos e variados.

Há desde a determinação do funcionamento do CTA (Call To Action) para descobrir se os leads, como os potenciais clientes de uma empresa injetora de plástico, estão abrindo e-mails, preenchendo landing pages ou fazendo download de aplicativos ou e-books; até qual o índice de conversão de uma campanha.

Também há outros KPIs que fazem parte de uma estratégia de marketing bem fundamentada, como taxas de atração e rejeição e o ROI (Return Over Investiment), ou retorno sobre investimento, que especifica se os custos estão de acordo com a receita e o lucro.

4. Orçamento e equipe de marketing
As tarefas propostas por um planejamento de marketing demanda conhecimento aprofundado sobre o mercado, como se destacar entre tantas possibilidades, e como chamar a atenção com criatividade, bom senso e simpatia.

Dessa forma, é preciso contar com um orçamento de marketing para contratar profissionais especializados na área de publicidade, assim como para gerenciar os recursos e custos associados a cada atividade proposta.

Alguns planos de marketing podem exigir várias estratégias executadas, seja para a divulgação de revestimento cimenticio 3d de uma fábrica, ou dos produtos de um estabelecimento comercial local. Para isso, precisam estar de acordo com a proposta que a campanha publicitária determina.

5 tipos de marketing para implementação
Conhecer determinadas táticas de marketing pode ser muito útil, pois elas podem se encaixar em qualquer proposta de negócios empresariais, seja ela B2B (Business To Business), ou B2C (Business To Consumer).

Sendo assim, as estratégias podem ser aplicadas conforme o modelo de negócios, se adequando melhor ao tipo de público (empresa ou consumidor final), o perfil dessa audiência e o objetivo da marca.

Confira os principais tipos de marketing para alcançar esse destaque e comunicação a seguir:

1. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo enfatiza a educação sobre a venda, e assim influencia o comportamento de compra do consumidor.

Essa abordagem de marketing estratégico se concentra na criação e distribuição de informações e dados relevantes, e que se fazem necessários para os leads, a fim de atrair aqueles que estão mais alinhados com o produto ou serviço, e apresentam maior probabilidade de compra – direcionando para esse comportamento.

Com uma comunicação contínua, o marketing de conteúdo pode ser adaptado para refletir o que a marca aprende sobre os leads ao longo do tempo, e pode incluir diferentes formatos, como:

● Blogs corporativos;
● E-books;
● Infográficos,
● Vídeos e podcasts;
● Webinars.

A eficiência está na atração de clientes em potencial, por meio do funil de vendas, e aumenta a visibilidade, dando credibilidade e conveniência para a marca.

Além disso, alinha os mercados-alvo com informações relevantes, podendo ser sobre as características da divisoria de ambiente MDF, ou dos equipamentos eletrônicos disponíveis na loja virtual.

2. Inbound marketing ou Marketing de Atração
O inbound marketing é uma estratégia eficaz porque aproveita os pontos fortes da publicidade, tendo como fundamento a atração, o engajamento e a retenção dos clientes.

Essa estratégia, quando colocada em prática, atrai a atenção dos clientes para o site da empresa, produzindo e fornecendo conteúdo significativo.

Com mensagens relevantes e que surgem no momento e lugar certo, o inbound marketing convida os visitantes a entrar, em vez de incomodá-los como a publicidade tradicional, que interrompe o que o cliente está fazendo. Assim, o próprio usuário chega e/ou procura pela marca.

3. Redes sociais e o marketing viral
O marketing de rede social se concentra em fornecer aos usuários dessas plataformas conteúdo específico, que consideram valioso e desejam compartilhar com os seguidores.

Isso resulta em maior visibilidade e tráfego, bem como uma maior proximidade com os potenciais consumidores e a base de clientes.

Os compartilhamentos de conteúdo, vídeos e imagens de rede social também influenciam os esforços de SEO (Search Engine Optimization) e SMO (Social Media Optimization), na medida em que aumentam a relevância dos resultados de pesquisa.

4. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma maneira eficaz de nutrir e converter leads. No entanto, é preciso tomar certo cuidado para não ser barrado por filtros de spam.

Por isso é importante utilizar um processo automatizado, e assim atender a potenciais clientes e aqueles específicos, cujo objetivo é influenciar as decisões de compra a partir do momento que estes já demonstraram interesse.

O sucesso do e-mail marketing é mensurado por taxas de abertura e taxas de cliques. Logo, a estratégia entra em ação quando é utilizada como um componente de uma iniciativa maior de uma campanha publicitária voltada para a internet.

5. Storytelling
Contar histórias de uma marca, ou storytelling branding, usa um formato de comunicação familiar, com o intuito de envolver os consumidores em um nível emocional.

Em vez de apenas entregar fatos, números e dados, contar histórias permite que a marca crie uma narrativa memorável de quem é a empresa, o que ela faz, como resolve problemas, o que valoriza e possibilita se envolver com os consumidores, contribuindo para a comunidade e a sociedade em geral.

Conclusão
Apesar dos vários tipos de marketing para implementação em um plano de negócios, qualquer que seja a escolha final, a publicidade vai se mostrar um passo fundamental para trilhar o caminho do sucesso e alcançar os consumidores com mais segurança e investimento certo.

Sem um plano de implementação de marketing, mesmo em um escritório que presta serviços de despachante, o cronograma é vago e o trabalho pode fugir ao controle muito rápido, dificultando o alcance de novos contratantes e impactando no crescimento do negócio.

Enfim, com a escolha entre os vários tipos de marketing para implementação, seja ele digital ou não, faz com que as equipes fiquem mais focadas no trabalho.

Isso ajuda a entender o alcance da marca, priorizar o que está funcionando e ajustar o que for necessário, deixando o caminho aberto para o sucesso no mundo dos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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