A Kantar Ibope Media divulgou o “Media Trends & Predictions 2024”, estudo que tem como objetivo apontar os desafios e também as oportunidades enfrentadas no ecossistema de conteúdo e publicidade.
John McCarthy, CMO Kantar Media afirma que, “no centro da nossa missão está a ambição de conhecer o público e ajudar as empresas a impulsionarem crescimento. Este report visa apoiar este objetivo, apresentando uma visão unificada e abrangente de um ambiente de mídia que está em pleno movimento. Acreditamos que o fato do report se basear em dados e evidências tranquilizará os leitores de que as previsões que revelamos são confiáveis e que se mostrarão particularmente valiosas em um período marcado por mudanças significativas.”
Os tópicos mais destacados no relatório foram: macroeconomia, sustentabilidade, inteligência artificial (lembrando que a aplicação de machine learning generativa aos conjuntos de dados pode revolucionar a forma como os setores de mídia e publicidade pensam sobre o uso de dados do setor) e também com uma ênfase maior para a AVOD (plataformas de vídeo on demand com publicidade), que é uma alternativa mais econômica, além de oferecer uma experiência em vários dispositivos.
Vale destacar também que, o ativismo de marcas está em ascensão, ou seja, cada vez mais os consumidores buscam por marcas que assumam uma posição sobre questões sociais e políticas. Isso pode ser visto como um desenvolvimento positivo, pois pode ajudar a aumentar a conscientização sobre questões importantes e incentivar as pessoas a agirem.
Marcas como a Dove no Brasil se destacaram, por exemplo, assumindo papéis ativos na defesa de causas sociais, repercutindo profundamente nos consumidores.
Confira aqui o estudo completo.