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Propagandas em painéis de LED estão substituindo os outdoors em papel
24 de Maio de 2024

Propagandas em painéis de LED estão substituindo os outdoors em papel

Mudança também abriu portas para formas mais dinâmicas e interativas de publicidade ao ar livre

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As cidades mais modernas do mundo utilizam painéis de LED em suas ruas e avenidas, o que torna os ambientes mais iluminados, modernos e até mesmo os transforma em pontos turísticos.

Na movimentada capital paulista, os painéis de LED são uma atração à parte. Ao percorrer as movimentadas ruas da cidade, é impossível não notar a presença marcante desses luminosos, que se espalham pela paisagem urbana, oferecendo uma exibição moderna e dinâmica que certamente chama a atenção. Além disso, eles ocupam o lugar dos antigos outdoors estáticos, que costumavam poluir visualmente as ruas, proporcionando agora uma experiência visual mais agradável e contemporânea.

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Danniel Xavier, CEO da LED Expert, startup especializada no segmento de painéis de LED em alta resolução afirma que, “Os outdoors estáticos foram barrados na capital paulista pela Lei Cidade Limpa, que pretende transformar São Paulo, reduzindo a poluição visual e abrindo espaço para a adoção dos modernos outdoors digitais”.

O especialista recorda que essa mudança não só trouxe uma nova estética para o ambiente urbano, mas também abriu portas para formas mais dinâmicas e interativas de publicidade ao ar livre. Os DOOH (Digital Out of Home) não apenas captam a atenção das pessoas de maneira eficaz, mas também permitem que as marcas se comuniquem de maneira criativa e impactante, conectando-se melhor com o público-alvo em um mundo cada vez mais digitalizado.

“A DOOH alcança as pessoas em locais de grande circulação e visibilidade, onde o público está ativo e receptivo a mensagens publicitárias, como ruas, avenidas, praças, parques e até estabelecimentos comerciais, como shoppings e lojas. Dessa forma, empresas aproveitam para promover seus produtos, novidades e serviços, já que a tecnologia oferece uma abordagem visual limpa, dinâmica, moderna, conectada e rentável”, explica.

O CEO da LED Expert explica de cada um desses benefícios. Confira abaixo:

Rentabilidade
Em geral, o custo-benefício das mídias OOH é bastante vantajoso, mesmo para pequenas empresas. Segundo dados da revista Forbes, o retorno para cada dólar investido em mídia Out of Home gira em torno de US$5,97 em receita. E as vantagens desse tipo de publicidade vão muito além de um atraente ROI (Retorno Sobre Investimento).

A mídia externa é a terceira forma de publicidade que recebe mais investimento no Brasil. De acordo com um relatório da Research and Markets, o segmento de digital out of home é previsto para movimentar aproximadamente US$ 54,83 bilhões em todo o mundo até 2030.
Além disso, enquanto as peças estáticas limitam a divulgação a uma única campanha, a tecnologia permite a veiculação de várias simultaneamente, resultando em mais oportunidades de receita e uma maior flexibilidade na comunicação com o público-alvo.

“No outdoor estático, de papel, é possível anunciar um cliente por mês ou a cada quinze dias. Já com um telão outdoor de LED, é possível anunciar muitos clientes de uma vez só, podendo faturar até 50 vezes mais. Isso proporciona um retorno muito superior ao investimento, comparado, por exemplo, a quem investe no setor imobiliário, por exemplo”, explica Danniel Xavier, CEO da LED Expert.

O estudo Insider OOH chegou a conslusão de que os brasileiros mais são impactados por esse tipo de mídia, revelando que 93% dos entrevistados indicaram que os anúncios de mídia exterior em formato digital chamam mais a atenção do que os de mídia tradicional.

Outro insight da pesquisa mostra que 81% das pessoas admitem que gostam de ver anúncios de mídia exterior/OOH em formatos digitais. “Ao substituir um Outdoor Estático (OOH) pelo painel digital Outdoor (DOOH) na comunicação visual, o negócio tende a obter mais resultados”, afirma Danniel Xavier.

Moderno
As peças estáticas contam apenas com cores e formatos para chamar a atenção dos clientes, enquanto os painéis de LED oferecem brilho, movimento e cores vibrantes, tornando praticamente impossível passarem despercebidos. Esse impacto visual é fundamental para atrair a atenção do público e garantir que a mensagem seja vista e lembrada.

Limpo e Durável
Enquanto os outdoors estáticos demandam tempo e dinheiro para a produção de lonas e instalação, os painéis de LED oferecem uma solução mais prática e rápida, sem a necessidade de reimpressões.

Além disso, enquanto os outdoors estáticos costumam utilizar vinil, que é mais suscetível a danos causados por fatores externos como vento forte, chuva intensa e desgaste natural, resultando em uma vida útil mais curta e custos adicionais de manutenção e substituição, os painéis de LED são projetados para resistir a condições climáticas adversas e são à prova d’água. Isso os torna altamente duráveis e confiáveis em ambientes externos sujeitos a intempéries, poluição e outros elementos ambientais, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Conectado
Os painéis digitais se destacam como ferramentas versáteis pela sua capacidade de adaptação e funcionalidades avançadas. O CEO da LED Expert explica que os painéis digitais são equipados com controladoras que permitem acesso remoto, seja via Wi-Fi ou pen drive. Essa funcionalidade possibilita enviar vídeos à distância, ajustar a intensidade da tela, programar o desligamento automático e definir os horários de ligar e desligar o aparelho conforme necessário.

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