Principais benefícios do e-mail marketing para o e-commerce

09 de Junho de 2021

"Ao contrário das redes sociais, por exemplo, o e-mail não sofre penalidades de algoritmos. Ou seja, você possui uma expansão potencialmente infinita..."

Foto de cottonbro no Pexels

O e-mail marketing é uma peça fundamental dentro das estratégias de um e- commerce. É por meio dele que a comunicação entre a empresa e os consumidores será validada. De fato, é preciso que o usuário aceite fazer parte da lista de contatos da empresa, o que já assegura uma certa autoridade.

Embora existam ferramentas muito mais modernas que o e-mail, ele ainda se sobressai bastante. Dessa forma, não podemos substituí-lo por outra ferramenta, mas sim integrá-lo com ela.

Quando falamos em escalar seu negócio, o e-mail é o principal veículo para isso. Ao contrário das redes sociais, por exemplo, ele não sofre penalidades de algoritmos. Ou seja, você possui uma expansão potencialmente infinita — e só depende de sua capacidade de atrair usuários.

Quer conhecer alguns dos principais benefícios do e-mail marketing para e-commerce? Aproveite para ler até o final!

 

1. O e-mail marketing garante um alto engajamento

Quando a palavra “engajamento” surge, rapidamente o tema da conversa muda para redes sociais. No entanto, embora elas possuam sim um alto valor de engajamento, as redes dependem fortemente dos algoritmos para apresentar o conteúdo.

Dessa forma, mesmo após realizar uma postagem, ela não necessariamente vai aparecer para seus seguidores. Existem mecanismos complexos — a ponto de serem obscuros — trabalhando por trás das cortinas.

Porém, sempre que você envia um e-mail para um contato em sua base, ele com certeza vai receber o conteúdo. Assim, se o trabalho de aquisição de leads tiver sido realizado da forma correta, com certeza ele lerá o conteúdo enviado, o que aumenta muito o engajamento.

Vale ressaltar que é preciso fazer o trabalho com profissionalismo, ou seja, entregar conteúdo de valor e relevante para seu público. Além disso, é importante focar no usuário ao invés de focar em seu produto. Detalhes como esses fazem toda a diferença.

 

2. Ganho de autoridade e permissão para contato

Não existe nada mais poderoso para uma loja virtual do que conquistar a permissão do usuário para contato. De fato, o usuário está muito interessado no que você tem a dizer, assim como se sente seguro em passar o e-mail (algo muito pessoal) para você.

Com essa permissão de contato, o e-commerce pode aumentar a autoridade com bastante facilidade. Uma estratégia básica para isso é diferenciar produtos de qualidade dos de baixa qualidade. Dessa forma sua empresa vai mostrar competência e profissionalismo, o que confere um título de “consultora” pelo usuário.

Além disso, é importante trabalhar na autoridade de seu e-commerce, pois, via de regra, tendemos a comprar o que autoridades apontam como solução. Portanto, crie um fluxo de nutrição sobre sua área de trabalho, onde o foco é “educar” sua base de leads.

É mostrando conhecimentos avançados na área que se conquista autoridade no mercado!

 

3. Personalização de contato e aproximação do usuário

Quando publicamos algo nas redes sociais, o conteúdo tende a ser genérico e impessoal. A razão disso é que estamos pensando no impacto da postagem em uma amostra muito
grande da população.

No entanto, as condições do e-mail marketing são bastante diferentes: estamos lidando com grupos segmentados e com características muito semelhantes. Portanto, temos o luxo de pode personalizar o contato, assim como forçar uma aproximação do usuário. São detalhes como esses que criar uma boa relação entre marca e usuário.

Por que essa aproximação é tão importante? Simples: é muito mais fácil comprar de alguém que você já conhece. Dessa forma, se seu e-commerce estiver presente na vida de seus clientes, ele com certeza ganhará o título de “conhecido”. Ou seja, será muito mais fácil realizar uma venda para os contatos engajados dessa forma.

 

4. O e-mail marketing permite escalar bastante seu e-commerce

Qual você prefere: 1 milhão de seguidores na página de seu e-commerce no Instagram ou 10 mil contatos de e-mail que sempre leem o que você envia? Você pode até discordar, mas a segunda opção é muito melhor do que a primeira.

Para entender essa resposta, precisamos considerar algumas coisas: nem todos os seus seguidores do Instagram vão ler o que você posta; se o trabalho no Instagram não for bem executado, o algoritmo pune drasticamente seu alcance; as redes sociais não são focadas em venda de produtos; é muito fácil direcionar a atenção recebida nos e-mails.

Além disso, a quantidade de leitores tende a aumentar naturalmente. Ou seja, os leitores fiéis vão acompanhar seu conteúdo de perto, ao passo que você pode conquistar novos leitores. Por fim, mesmo que leve algum tempo, seu negócio vai apresentar um crescimento consistente e bastante interessante.

 

5. Otimização por meio de testes A/B

Por último, temos a possibilidade de realizar otimizações nos e-mails por meio de testes A/B. Assim pode-se chegar à perfeição com muita praticidade, pois fica claro o que funciona em suas estratégias. Isso tem um peso enorme para seu resultado final, seja de uma estratégia de e-mail marketing ou de marketing digital como um todo.

O e-mail marketing, quando bem utilizado, garante uma forte vantagem competitiva para o seu e-commerce. Porém, não é simples implementar essa estratégia por conta própria. Entre em contato se estiver com dificuldades!

Artigo criado pela Planejador Web, especialistas em marketing digital.

Notícias Relacionadas