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O que representa o modelo de marketing freemium?
16 de Novembro de 2021

O que representa o modelo de marketing freemium?

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Já alguma vez você se questionou acerca de uma empresa estar oferecendo um mês de subscrição gratuito ou até mesmo um produto em que apenas terá que registrar conta? Ora, essa é a base do modelo de marketing freemium, onde os consumidores estão tendo um primeiro contato com a empresa, obtendo imediatamente algo em troca. Porém, para terem acesso a mais e melhores funcionalidades, terão que pagar mais tarde por isso.
Tal estratégia do modelo freemium acontece com o nível de serviço mais básico de um produto/ serviço, sendo ele gratuito para todos. No entanto, se quiser permanecer como cliente, tendo acesso a mais funcionalidades, deverá ter que pagar à empresa, de acordo com os famosos planos “Premium”.  

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De realçar que esse tipo de modelo de marketing é popular entre as empresas de serviços da Web 2.0 como um meio de obter simultaneamente presença forte no mercado, bem como na aquisição de “leads” e potenciais novos clientes. Para ter uma melhor compreensão prática do modelo freemium em grandes empresas, avançamos com alguns exemplos estratégicos consolidados, assim como sua definição e principais vantagens que poderá entregar junto de diferentes modelos de negócio e estratégias de aquisição de clientes. 

 

Conheça os diferentes tipos de freemium no marketing

Antes dos exemplos práticos, iremos proceder para a explicação dos diferentes tipos de estratégias de marketing premium que poderá encontrar. Tais variam de acordo com o público-alvo, mas também com o objetivo final desse túnel criado pelo freemium, que poderá ter as seguintes variantes:

1.    Freemium tradicional – neste caso estará oferecendo uma subscrição, serviço ou produto básico, como forma de atrair o potencial cliente para uma venda de maior dimensão, sobretudo de produtos/ serviços premium. 
2.    Land & Expand – esta é uma estratégia promissora, onde os utilizadores são livres de escolher o freemium.
3.    Serviço não pago para sempre – construir uma relação com o cliente fiel e duradoura, sem nunca exigir pagamento. 
4.    Freeware 2.0 – estará a dar o serviço totalmente gratuito, sem que haja lugar para conversões. 
5.    Ecossistema – crie um ecossistema onde o utilizador poderá navegar sem custos, mas onde dará a opção de serviços pagos, para facilitar ou melhorar a experiência.
6.    Efeito de criação de redes – como acontece com a maioria das redes sociais, poderá criar uma plataforma de network, onde suas receitas são geradas pela quantidade de pessoas que estiverem usando sua plataforma. Por exemplo, Facebook é grátis de ser usado, mas continua sendo uma das empresas mais ricas do mundo. 

 

Principais benefícios do modelo freemium 

Apesar de poder comportar grandes custos para as empresas que apresentam as diferentes estratégias freemium já apresentadas, está comprovado que, aplicadas corretamente, o modelo freemium poderá maximizar as conversões de novos clientes, bem como o bolo de mercado que estará atacando. 
Desse jeito, a freemium, quando aplicado de forma consolidada e planejada por equipes de marketing competentes, poderá trazer um ROI positivo a longo prazo. Na perspetiva do consumidor, o benefício é claro: poderá usar um serviço de qualidade, sem que tenha de pagar inicialmente por isso. 

 

Exemplos de sucesso do modelo freemium nas empresas 

De seguida, iremos apresentar empresas de sucesso que, ao aplicarem o modelo de marketing freemium, conseguiram crescer de forma mais acelerada e conquistando seu espaço no mercado com solidez e uma base de clientes não pagantes, mas também pagantes, cada vez maior:

●    Tailor Brands

Na Tailor Brands, uma empresa conceituada que oferece uma plataforma de criação de logos profissionais adaptados à imagem de sua empresa e suas estratégias de marketing, é possível avançar com sua proposta freemium. Ou seja, é grátis fazer um logotipo dentro da plataforma, sendo que apenas pagará se avançar para o download do ficheiro de imagem. Além disso, ao criar um logotipo, ficará exposto a todos os diferentes produtos que a Tailor Brands poderá oferecer, atendendo às suas necessidades e comportamento dentro de sua plataforma. 

●    Spotify  

A estratégia freemium do Spotify resulta devido à liberdade que um novo cliente terá em experimentar a plataforma e ouvir milhares de músicas de forma gratuitamente. Contudo, decorrido um periodo de tempo, o cliente será convidado a avançar para um plano premium, de forma a ficar sem propagandas entre músicas e até fazer o download das músicas.

●    MailChimp 

Falando em marketing online, claramente que o Mailchimp é uma das escolhas principais para o desenvolvimento de funis de e-mail marketing. Sabendo isso, a Mailchimp permite que experimente as suas campanhas até 2 mil leads registrados, podendo enviar ainda 12 mil e-mails grátis por mês. Para subir as paradas, terá que avançar para os planos mensais.

●    Evernote 

Sendo uma referência no momento de fazer anotações, Evernote desenvolveu uma estratégia de mercado com base no freemium. De tal modo que é grátis usar seu software. Apenas irá pagar se quiser acrescentar aplicativos extras. De fato, esse sistema de freemium se assemelha muito ao que grandes plataforma como WordPress já estão fazendo, ou até mesmo o Shopify.

●    Dropbox 

Mesmo tendo uma presença no mercado da cloud gigantesca, a Dropbox permite que, após registro de conta, qualquer usuário tenha acesso livre a 2 GB. Mais uma vez, esse freemium servirá para fazer “up sell”, levando a que seus usuários possam avançar para a compra de seus planos premium, com funcionalidades extras.

Conclusão: freemium é uma estratégia de marketing que resulta?

Como se pode concluir pelos exemplos dados acima, existem inúmeras empresas de sucesso que, ao implementarem a estratégia de freemium, não só conseguem atrair um maior público-alvo, como também dão a conhecer seus serviços ou produtos de um jeito simples, rápido e gratuito. Logo, claramente que a freemium serve como uma janela para que o potencial cliente se possa interessar pelo que a empresa está oferecendo. 
De notar ainda que a freemium é uma estratégia que apenas deverá ser avançada com um total conhecimento do cliente-alvo, bem como de seus comportamentos. Apesar de ser uma estratégia de aquisição de clientes que resulta em plataformas de utilização, o mesmo poderá não ter o efeito desejado em indústrias mais tradicionais. 

 

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