Mesmo ainda que as temperaturas estejam altas, já que nos Estados Unidos ainda é verão, a temporada de festas está perto e temos que começar a pensar no marketing para final de ano. Este é um ótimo momento para fazer parcerias e aumentar vendas. Por este motivo, a produção de conteúdo é elevada, fazendo com que marcas e criadores de conteúdo também faturem mais.
Um dos itens essenciais para a campanha de marketing para final de ano que renderá bons frutos é uma boa estratégia. Então, para que isso aconteça, de acordo com uma pesquisa realizada pela Collective Voice, plataforma de influenciadores, a maioria dos profissionais de marketing (77%), iniciam os planejamentos desta campanha entre julho e setembro, publicada no site AdAge.
Para se ter uma ideia da importância de ter um planejamento antecipado, em 2022, um pouco mais da metade dos clientes (56%) iniciaram as compras de fim de ano em outubro. Já a outra parte, que são 44%, compraram em novembro, segundo a Collective Voice.
Por conta destes números, os criadores de conteúdo estão adiantando o seu calendário de publicações para chegar à frente antes que os seus seguidores, por exemplo, comecem as suas compras. Sendo assim, 27% dos influenciadores já iniciam os pensamentos do marketing para final de ano no primeiro semestre do ano, seguidos de 21% em agosto, 30% em setembro, 18% em outubro e só 3% deixam para novembro.
Os formatos são importantes na estratégia de marketing para final de ano
Porém, só contratar o influenciador no período certo não é o suficiente. Na estratégia precisa estar os formatos certos para que o marketing para final de ano seja ainda mais eficaz.
“Os guias de presentes sempre parecem ser ainda mais populares entre meus seguidores do que eu esperava”, comentou a criadora Tina Adams para o blog da Collective Voice. Com esta informação, a influenciadora cria uma “ampla variedade de guias que ajudam os seguidores a comprar para todas as pessoas em sua lista”.
Por outro lado, os influenciadores gostam de desafio, afinal de contas, se der certo vira um case, não é mesmo? Então, tentar algo diferente, principalmente, no formato de vídeos curtos pode ser uma boa para o marketing para final de ano. “Os rolos ainda são um fator dominante no Instagram. Compartilhar descobertas de compras e novos produtos em um rolo/vídeo de curto prazo sempre será um conteúdo popular”, disse o criador Jackie Gill.
E, claro, que esta é a época em que os criadores de conteúdo faturam mais. Ainda sobre os dados da pesquisa, 57% dos criadores que responderam às perguntas falaram que um quarto da receita do ano vem deste período. Já 28% falaram que metade dos ganhos anuais vem desta época.
“O público está muito mais engajado nesta época do ano e quer comprar”, comentou Sarah, uma influenciadora que é conhecida por @My.Sister.Made.Me.Buy.It no Instagram.
Os influenciadores não estão imunes aos problemas econômicos do país, causando um impacto negativo. Mas, para 75% dos profissionais de marketing, o planejamento para a campanha de marketing para final de ano terá um aumento em relação ao ano passado. Então, bora criar conteúdo?
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