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Monetização de websites não pode esmagar a qualidade da experiência da navegação
12 de Julho de 2021

Monetização de websites não pode esmagar a qualidade da experiência da navegação

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Foto:Pixabay

 

A monetização de um website é um assunto complexo e que ainda é um pouco misterioso para donos de sites pequenos até grandes jornais e páginas com grande movimento. Se em tempos de jornal ou revista o anúncio seria uma página estática – ou um pequeno pedaço nela – na internet esse anúncio pode ganhar vida, usar dados de sua navegação e te seguir por toda a navegação.

Muitos usuários utilizam programas que bloqueiam anúncios: a necessidade de ter recursos ou mesmo falta de preocupação com o leitor fazem a experiência de entrar em uma página e ler um conteúdo ser muito ruim. Como muitas coisas na vida é preciso achar um equilíbrio e ter bom-senso. O Google, que hoje é o maior anunciante do mundo, pode trazer algumas soluções. Nós vamos apontar outras para os donos de website conseguirem monetizar e não perderem leitores porque estes foram inundados por anúncios.

 

Os programas de afiliados
Ser afiliado de uma empresa é algo que ainda está engatinhando no Brasil, mas já existe em peso nos Estados Unidos e Europa. Aqui ainda está limitado a alguns setores, como empresas de hospedagem de sites, influenciadores digitais e cassinos online.

Por exemplo, para ser uma afiliado de cassinos online é preciso criar uma conta de afiliado na plataforma da empresa de iGaming e colocar um link ou banner que conta com um rastreador. Assim a cada clique ou atividade do usuário, o site afiliado ganha uma porcentagem. Essa escolha dos cassinos online faz todo o sentido: você paga pelo volume de tráfego que o site criou para você e o dono do site pode criar um conteúdo especial e ter total controle de onde será feita essa publicidade e como. Além, é claro, de ganhar recursos.

A Amazon no Brasil também tem um programa de afiliados forte, o que possibilita uma ampla gama de produtos e de sites parceiros para criar essa conexão. O ponto positivo dos afiliados é que além de atuar por comissão, você pode inserir links e banners que façam sentido com seu site. Uma página de culinária pode colocar anúncios de panelas ou eletrodomésticos. Um site de entretenimento pode colocar um link de um cassino online com um bônus de boas-vindas para os novos clientes.

 

Anúncios que se encaixam com o contexto
O Google está mais flexível com os tipos de anúncios que oferece, inclusive com ads específicos para quem entra pelo celular. Nessa ampla gama estão banners laterais ou no topo da homepage, banners no meio do texto, “vignettes” que entram pela lateral da página, anúncios de tela inteira e mais.

Entretanto é preciso ter muito tráfego para conseguir ter retornos consideráveis com esses anúncios. Por isso que se vê tantos exageros, com sites colocando todos esses anúncios ao mesmo tempo agora. Ter que ficar apertando no x no topo de um anúncio a cada 5 segundos não é algo muito legal, tenha isso em mente.

Por isso opte por alguns anúncios mais orgânicos e que não dificultam tanto a navegação. O anúncio na área do topo da homepage é comum, entrega excelente visibilidade e não incomoda. Anúncios dinâmicos podem ser interessantes, desde que não se acumulem. Tente evitar pop-ups ou anúncios de tela cheia que são difíceis de fechar.

 

Invista em conteúdo qualificado (com parceiros)
A melhor forma de ter conteúdo e conseguir anunciantes (ou apoio dos leitores) é investir em conteúdo qualificado. Pessoas ainda valorizam quando é entregue algo de valor e ao criar um e-book, por exemplo, você pode cobrar por ele, criar uma campanha de crowdfunding ou até entrar em contato com uma empresa para ser o sponsor desse conteúdo. O famoso “um oferecimento de”. Com páginas e mais páginas de textos não tão bem escritos, com informações erradas ou que não agregam muito, quem se propor a trazer vídeos, podcasts e textos de qualidade irá encontrar seu público mais cedo ou mais tarde. Por isso o importante é fazê-los se sentirem incluídos, algo que não acontece se toda sua página for poluída por anúncios de má qualidade.

A arte de privilegiar seu conteúdo, ter retorno monetário e criar uma experiência de qualidade para o usuário é difícil de dominar. Mas sempre que você tiver uma ponte de comunicação com seus interessados, é possível testar todas as soluções possíveis e notar quais são as respostas.
 

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