Entra e sai ano, e o Marketing Digital continua crescendo e se valorizando no mercado, se destacando como a melhor maneira de vender um produto e tornar uma empresa conhecida, e quem não está investindo neste recurso está ficando para trás. A publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre de 2022, segundo o estudo Digital AdSpend Brasil. Os números indicam um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma das melhores maneiras de estar por dentro desse mercado é se capacitar com as novidades e novas tecnologias do meio. Na Taruman, Agência de Marketing Digital, a primeira turma com formação para o marketing digital acabou de finalizar, com muitos dos alunos que já saíram até com entrevistas marcadas depois de finalizar o curso. “Estar por dentro das tendências do mercado é fenomenal para quem trabalha na área da comunicação, um nicho que todos os dias se reinventa. A crescente do segmento tende a aumentar, tanto para quem deseja se empregar quanto montar o próprio negócio”, comenta Caio, CEO da Taruman.
Em uma pesquisa realizada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), associação que representa o mercado de publicidade no país, mostra que mais da metade do total investido em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de redes sociais (52%). Em seguida estão os mecanismos de busca (29%) e os publishers (18%).
As campanhas mais certeiras no ambiente digital estão nas redes sociais. Os conteúdos publicados nelas são a vitrine de uma empresa, seja para o consumidor quanto para investidores e futuros colaboradores. Além de gerar identificação com o público, mostrando se tal pessoa se interessa pela marca e, por conseguinte, vai começar a seguir e acompanhar as novidades. “Várias instituições ainda não perceberam que, para fazer o marketing digital, é necessário conhecer o seu público e saber o que eles estão procurando, para que não seja uma estratégia ruim”, ressalta Paulo Leocadio, CEO da Taruman.
Além dos conteúdos de Marketing Digital, é importante que quem se profissionaliza na área tenha uma mentoria para a conquista de uma vaga, como prospectar emprego, traçar metas claras com seus empregadores, cursos profissionalizantes, paciência no processo e outros. “O curso ensina sobre marketing digital, possui mentoria de como aplicar os conhecimentos adquiridos no curso e dicas valiosas de como conquistar a vaga no mercado de trabalho. Consegui duas entrevistas já na primeira semana após finalização do curso, isso que ainda não apliquei 100% das recomendações, o que me faz seguir confiante que serei capaz de atingir minhas metas de acordo com meu objetivo profissional no momento”, ressalta Ana Frontzek, aluna da 1ª turma dos cursos de marketing digital da Taruman.
Lógico que não são todas as estratégias que funcionam, mas é super importante estar antenado às mudanças nesse nicho. Se bem feito e com profissionais capacitados, pode ser mais fácil do que se imagina. O marketing digital, assim como toda e qualquer profissão, se aperfeiçoa na prática e com muito estudo.
E se você ficou interessado em se aperfeiçoar e estar dentro das tendências do marketing digital para 2023, a Taruman pode te ajudar, com cursos voltados para essa área, a partir de dezembro. Saiba mais aqui!
Foto:Pexels