Publicidade
IBOPE | Confira o Mapa do patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2021
14 de Janeiro de 2022

IBOPE | Confira o Mapa do patrocínio de uniformes de futebol no Brasil em 2021

172 marcas foram expostas ao longo de 2021 até o final do Brasileirão, volume 19% maior que o registrado em 2020

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

O IBOPE Repucom divulga a edição 2021 do estudo que tem como objetivo mapear os patrocinadores de uniforme dos clubes presentes na série A, organizando-os por propriedade (local de aplicação da marca) e respectivo segmento de mercado, possibilitando uma visão ampla e detalhada sobre o mercado de patrocínio nas camisas da elite do futebol nacional.

Desde o início da temporada 2021 até o término do Campeonato Brasileiro, os 20 clubes da Série A estamparam 172 patrocinadores diferentes em seus uniformes, volume 19% maior em relação a 2020 (145) e elevando a média de sete para cerca de nove marcas patrocinadoras por clube. Outro fato favorável é que seis em cada dez marcas que patrocinaram algum clube em 2020, seja em patrocínios regulares, pontuais ou fornecedores de material esportivo, permaneceram como patrocinadoras em 2021. Este índice, relevante e animador, ilustra que além da retomada do calendário esportivo, também caminhamos para um próximo ciclo mais aquecido e com ótimas perspectivas oportunidades.

Segmento Imobiliário, construção e acabamento

O segmento “Imobiliário, construção e acabamento” dominou em volume de marcas diferentes nos uniformes nos clubes da Série A em 2021.

O setor, que em 2020 teve 26 marcas diferentes nos uniformes da Série A (+56% em relação a 2019), totalizou 30 marcas únicas em 2021, 15% a mais que a temporada anterior. Destaca-se a categoria de Tintas, que liderou pelo segundo ano e contou com 6 marcas diferentes patrocinando times no Brasileirão 2021.

O segmento financeiro, que até 2019 foi o setor com mais marcas nos uniformes, nas últimas duas temporadas figurou na segunda posição. Seja com bancos tradicionais e digitais, financeiras, consórcios, capitalização, seguros ou meios de pagamento, o setor financeiro totalizou 20 marcas diferentes investindo na elite do futebol nacional, distribuídas em 39 acordos de patrocínio, durante a temporada 2021. Em 2020 também eram 20 marcas deste segmento.

Ainda sob os impactos da pandemia da Covid-19, o setor de Serviços de Saúde foi, pelo segundo ano consecutivo, o terceiro em volume de marcas nas camisas dos clubes da Série A. Ao todo, entre laboratórios, planos de saúde, clínicas e farmácias, foram 20 marcas diferentes, distribuídas em 35 acordos de patrocínios, uma variação de 17% em relação ao ano anterior.

O material completo você encontra aqui.

Publicidade
Publicidade