Publicidade
Florianópolis publica decreto da primeira cidade catarinense a autorizar a liberação do sinal 5G
19 de Agosto de 2022

Florianópolis publica decreto da primeira cidade catarinense a autorizar a liberação do sinal 5G

Prefeito Topazio Neto apresentou o decreto no evento do LIDE no qual executivos da Claro apresentaram os impactos da tecnologia no futuro

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Na noite da última quinta-feira, 18 de agosto, o LIDE SC promoveu um encontro especial, no LinkLab da Acate, que teve a presença de autoridades, empresários e executivos de diferentes setores produtivos catarinenses para debates sobre importantes ações que serão realizadas após a chegada do 5G no Estado.

Jornalistas de vários veículos também acompanharam o painel mediado pelo presidente do LIDE SC, Delton Batsta com o VP de Marketing da Claro, Márcio Carvalho, e o Diretor Regional da Claro para a Região Sul, Marcelo Repetto, que deram ampla explicação sobre o impacto das novas tecnologias na vida das pessoas, empresas e sociedade.

Publicidade

“Este é um momento histórico. A implantação desta tecnologia vai acelerar a transformação do nosso país. Agora, de fato, estamos em uma era que conecta tudo e todos, a exemplo da internet das coisas, as cidades inteligentes, máquinas agrícolas, todos os sensores e muito mais”, contextualiza Márcio Carvalho. O executivo reforça que o 5G no Brasil é uma referência, está sendo implementado em velocidade recorde e deve chegar até o fim deste ano em todas as capitais. “O que vai propiciar uma sociedade mais conectada, com uma vida mais produtiva e divertida”, complementa.

Marcelo Repetto conta que a Claro assumiu a liderança no mercado de Florianópolis. “Estamos sendo muito bem recebidos na cidade e em todo o Estado. Temos ainda uma longa trajetória à frente, que faremos em conjunto com o Governo, iniciativa privada, meio acadêmico e o ecossistema de inovação para desenvolver produtos e serviços com diferenciais inovadores”.

 

Painel LIDE sobre o impacto das tecnologias do futuro. Marcio Carvalho, Delton Batista e Marcelo Repetto

 

Primeiro decreto de SC
O Prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto, também protagonizou um importante momento na abertura do encontro, com a apresentação do Dec. Regulamente LC n. 716 – Rede 5g – TURISMO assinado na tarde de ontem, na Câmara de Vereadores, que regulamenta a Lei Complementar nº 716/2021, sobre antenas, colocando a Capital catarinense como a primeira cidade do Estado a liberar o início das operações da tecnologia 5G, o que deve aumentar em 100 vezes a velocidade de upload e download.

“Florianópolis agora tem todas as condições legais para que as operadoras instalem suas antenas e ofereçam a nova tecnologia aos usuários do serviço com total segurança jurídica, obedecendo também as regras do zoneamento da cidade”, explica o prefeito, que também reforçou o sinal 5G estar disponível na Capital até 29 de setembro, prazo regulamentado pela Anatel e aplicado para todas as capitais.

 

 

O evento foi marcado ainda pelo anúncio da Claro como a nova Mantenedora Institucional do LIDE, que marca 10 anos em SC, reúne 52% do PIB Privado nacional e é o maior grupo multissetorial de líderes empresariais do país.

“A tecnologia 5G abre novas possibilidades para negócios e, consequentemente, desenvolvimento socioeconômico do Estado. É uma honra para o LIDE ser o ambiente de anúncio dos investimentos em Santa Catarina da Claro, um dos maiores grupos de telecomunicações do mundo”, fala Delton Batista, presidente da entidade.

Marcelo Repetto e Marcio Carvalho, da Claro, Topázio Silveira Neto, Prefeito de Florianópolis, Delton Batista e Iomani Engelmann Gomes, Presidente da Acate.

Publicidade
Publicidade