Publicidade
Evolução do esporte feminino americano desde o surgimento da lei “Title IX”
18 de Maio de 2022

Evolução do esporte feminino americano desde o surgimento da lei “Title IX”

Campanha criada pela AlmapBBBDO e Getty Images

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Neste ano, os EUA celebram 50 anos de “Title IX”, a lei que mudou a história do esporte feminino americano, proibindo discriminação de gênero nas escolas e faculdades do país, para possibilitar às garotas as mesmas oportunidades dadas aos meninos na prática esportivas.

A agência brasileira AlmapBBDO, em colaboração com a Getty Images, lançou a campanha “For The Right To”, que presta homenagem ao 50º aniversário de “Title X”, lembrando às pessoas que a luta das mulheres no esporte nunca foi sobre privilégios, mas sobre igualdade.

Publicidade

Luiz Sanches, CCO da BBDO América do Norte e Chairman da AlmapBBDO destaca que, “O insight da campanha foi honrarmos as mulheres que lutaram pela aprovação de ‘Title IX’ 50 anos atrás. E por isso partimos da narrativa de que as atletas pedem por direitos que ninguém nunca pensaria em pedir. Porque nada no esporte pode ser pior do que não ter o direito de praticar o esporte que você quer”.

A campanha chama a atenção para elementos muitas vezes não reconhecidos dentro da luta pelos direitos no esporte, incluindo o direito de perder, de cair e de se machucar. Usando fotos históricas tiradas do GettyImages.com, o filme é poderosamente narrado por Dawn Staley, hall da fama do basquete que tem três ouros olímpicos em seu nome como jogadora e um como treinadora.

“As imagens exibidas na campanha são especialmente importantes para nos lembrar onde estivemos, o quanto conseguimos e o que ainda precisamos realizar. Explorando o estado da representação visual do gênero no esporte, queremos continuar a alimentar uma poderosa narrativa de apoio às mulheres e meninas atletas no mundo inteiro”, destaca Paige McCrensky, VP of Sales, Marketing & Brand Communications da Getty Images. “Assim como as imagens têm o poder de moldar ideias, acreditamos que elas têm o poder de mover o mundo – elevando narrativas diversas que podem alterar percepções, evocar empatia e gerar mudanças”, ressalta.

A ação multiplataforma traz ainda imagens de estrelas do esporte como Billie Jean King, Serena Williams e Megan Rapinoe. Para a iniciativa, foram criados posters inspirados no visual de campanhas políticas americanas dos anos 70, década em que Title IX foi assinada, com fotos de atletas lutando por seus direitos. Além disso, o site traz uma timeline de fatos históricos do esporte feminino americano, desde 1972 até os dias atuais.

 

Ficha técnica:
Agência: AlmapBBDO
Anunciante: Getty Images
Título: 50th Title IX
Produto: Institucional
CCO: Luiz Sanches e Pernil
VP de Criação: Marcelo Nogueira
Diretores de Criação: Antonia Zobaran, Rafael Gil, Rodrigo Almeida
Criação: Antonia Zobaran, Ingryd Cruz, Rafael Gil, Rodrigo Almeida, Fernando Christo
Produção Audiovisual: Vera Jacinto, Diego Villas Bôas, Charles Nobili
Atendimento: Maysa Oliveira, Fabíola Loureiro, Yohanna Maia, Camila Reis, Gabrielle Porto
Planejamento: Sergio Katz, Rafael de Andrade, Lucieide Oliveira
Mídia: Rafaela Alves, Mel Carvalho, Peterson Silva, Claine Oliveira e Sávio Lima.
Produtor Gráfico: José Roberto
Coordenação Produção Gráfica: Rose Ribeiro
Tratamento de Imagem: Roberto Gusukuma
Arte Final: Carlos Henrique Azevedo Lugaresi
Revisão: Eliana Pavan/Zuzima Turano
Art buyer: Tereza Setti
Ilustração: Beuren Studio
Head of creative tech: Lilian Cavallini
Produtora: Sabrina Ramiles, Umstudio
Produtora: Stink Films
Diretor: Squarehead
Diretora Executiva: Ingrid Raszl
Produtor Executivo: Renata Dumont, Carolina Junqueira, Nathan Marino, Camila Martinez, Virginia Machado, Ana Gazal, Marcela Amstalden
Coordenação de Produção: Paula Macedo, Rafael Rocha, Mariana Kerche, Amanda Grell, Melina Matuoca
Coordenação de Pós: Roberta Bruzadin, Igor Luiz
Montador: Squarehead
Finalizador: Arthur Schneider
Motion: Vinicius Kos
Color Grading: Osmar Jr.
Pesquisadores: Amanda Martins, Marie Cabianca
Soundtrack Company: Satelite Áudio
Music Direction: Roberto Coelho, Kito Siqueira, Hurso Ambrifi
Client Services: Fernanda Costa, Renata Schincariol, Daniel Chasin
Creative Producer: Kito Siqueira, Roberto Coelho, Hurso Ambrifi, Mike Vlcek, Thiago Colli, Charly Coombes, Koitty
Post Production and Mixing: Carla Cornea, Ian Sierra, Vithor Moraes, Renan Marques, Arthur Dossa
Production Coordinator: Camila Guedes, Val Pacheco e Bruna Isidore, João Piccoli
Aprovação do cliente: Paige McCrensky, Heather Tanning, Natália Moraes

Publicidade
Publicidade