Especialistas de diferentes áreas da AppsFlyer se uniram para trazer dicas práticas aos profissionais de marketing de aplicativos.
O objetivo principal é de auxiliar no melhor direcionamento das estratégias para as campanhas de vendas da temporada e garantir um incremento nos resultados já do ano que vem.
Entre os pontos para ficar no radar, destaca-se a importância das ações diferenciadas para uma base de usuários já existente, com atenção à atração dos novos.
Todo mundo que acompanha o setor sabe que o ano de 2023 veio acompanhado de um cenário macroeconômico desafiador para os negócios digitais, no Brasil e em toda a América Latina. Diante das incertezas, as vendas de eCommerce tiveram um crescimento de apenas 7% no ano passado. Para este ano, a previsão de recuperação está em 9% – ou seja, muito menor do que vimos nos anos anteriores, em 2020 e 2021. A notícia boa é que, nesse momento, o mercado de mobile marketing brasileiro volta a se estabilizar, com instalações pagas mais estáveis (em Android e iOS); Android com as taxas mais altas de retenção no país; e um aumento no total de instalações em aplicativos de eCommerce.
Ainda assim, é importante que haja uma reavaliação das estratégias planejadas, principalmente em um período tão importante para o segmento, que é a temporada de vendas do final do ano. Para quem ainda não se preparou, há dicas que podem ajudar:
1. Diversifique o tipo de campanha de acordo com cada objetivo
Aposte nas ferramentas que estão à disposição para atrair os clientes, de forma assertiva.
2. Não deixe o iOS de fora da sua estratégia
Usuários no iOS apresentam maiores taxas de conversão em compras. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório da AppsFlyer, State of eCommerce App Marketing, os aplicativos Apple iOS tiveram uma participação 85% maior de usuários pagantes em comparação com o Android em 2023. Dessa forma, é importante apostar em soluções que permitam escalar neste sistema operacional;
3. Coordene estratégias de segmentação com janelas de atribuição para maior eficiência
Com a definição das janelas de atribuição – ou seja, o número de dias que uma pessoa leva para realizar uma ação após visualizar ou clicar em um anúncio – e a segmentação de audiências corretas, serão garantidos melhores resultados e a otimização de investimentos;
4. Utilize os recursos disponíveis
É importante lançar mão de recursos adicionais para complementar a visão de resultados e, assim, poder, por exemplo, otimizar instalações e retenção, melhorar a estratégia de ROI (Return on Investment) para apps, agregando mais valor com menos;
5. Teste sempre, focando no crescimento e no baixo custo
Teste, aprenda o que funciona melhor para o seu produto e escale. Nesse momento, inclusive, é importante testar soluções e tipo de campanhas com melhores resultados, mesmo diante de todos os desafios do mercado.
Os especialistas sinalizam, como prioridades, a importância de se buscar estratégias de reengajamento, garantindo, assim, uma melhor taxa de retenção em períodos específicos pós-aquisição, e também reforçam a necessidade de uma atenção especial na descoberta de soluções que complementem a visão dos resultados, explorando maneiras diversas de se executar uma campanha e mensurar esses resultados.
Foto:Unsplash