Publicidade
Entenda como funcionam as Campanhas PMax do Google e como elas podem contribuir no marketing digital
16 de Agosto de 2022

Entenda como funcionam as Campanhas PMax do Google e como elas podem contribuir no marketing digital

Especialista da Rocky.Monks explica as vantagens e impactos desse novo formato de campanha

Publicidade

Investir em anúncios patrocinados é uma das principais formas de garantir alcance para o conteúdo de uma empresa. No entanto, com certa frequência as plataformas alteram e introduzem novos tipos de anúncios e campanhas, e é importante que as organizações e agências de marketing digital se mantenham a par das atualizações, pois elas podem impactar diretamente nos resultados obtidos com mídia paga. No caso do Google, a novidade mais recente é a Campanha Performance Max, ou alta performance.

Os anúncios de Performance Max (PMax) utilizam automação e aprendizado de máquina (machine learning) para simplificar o trabalho operacional, exibindo anúncios em todos os canais Google. Isso maximiza a performance do conteúdo e otimiza tempo, o que permite que os especialistas consigam focar mais nas estratégias de negócios.

Publicidade

Marcos Vinícius Costa, Sócio e Head de Operações da agência full digital Rocky.Monks, explica que esse tipo de campanha alinha os objetivos de publicidade às metas de conversão e público-alvo, buscando entregar anúncios mais relevantes para os usuários: “Esse tipo de campanha é um avanço da utilização de dados e automação dentro do Google Ads. Funciona assim: você insere seus recursos de criativos como vídeos, imagens, títulos, descrições, logotipos, call to action etc. e a campanha vai encontrar as melhores combinações entre esses ‘assets’ para entregar o melhor anúncio em diferentes inventários Google, como o Google Search, YouTube, Google Display Network, Gmail e Discover.”

Além de impulsionar a performance com base nas metas especificadas, esse recurso gera mais conversões e valor com uma otimização em tempo real e em todos os canais, usando os lances inteligentes. Marcos Vinícius destaca que as campanhas PMax combinam as tecnologias de automação do Google nos lances, na otimização de orçamento, nos públicos-alvo, nos criativos, na atribuição e muito mais.

“Esse novo tipo de campanha vem para continuar todo o movimento que vivenciamos há anos dentro do mercado digital, com campanhas mais automatizadas e inteligência de dados para tomadas de decisão, sejam elas automatizadas ou não. Com leis mais rígidas ligadas à proteção de dados, o machine learning vem para auxiliar e potencializar também os usos de dados próprios para garantir mais performance, seja ela em Geração de Leads, Receita, ROI ou vendas O2O”, diz.

 

Por que investir?

Os recursos disponibilizados pelas campanhas PMax permitem que as empresas encontrem novos segmentos de público-alvo, apareçam nos momentos ideais com o lance e criativo certo, e ainda geram maior visibilidade da jornada de compra do usuário, fornecendo insights de tempo de compra após a visualização do anúncio. Por meio da automação aliada ao aprendizado de máquina, elas podem capturar conversões de alto valor ao melhorar a otimização e entrega dos anúncios, bem como ter mais agilidade na execução operacional de campanhas, o que possibilita focar na parte estratégica, como KPIs, métricas e otimizações de alto impacto.

“Esse tipo de campanha já está em uso na Rocky.Monks desde o lançamento em formato beta. Desde esse início, pudemos ver o quão diferente ela era, principalmente em combinações de anúncios com imagens, vídeos, títulos, descrições e logotipos, além, claro, de cobrir todos os inventários que temos disponíveis no Google. A facilidade no uso de segmentos personalizados e conexão com seus dados first party também foram grandes diferenciais nas configurações desse tipo de campanha”, pontua Marcos.

O especialista completa ainda que os principais ganhos estão relacionados à facilidade de encontrar novos segmentos de públicos para amplificar as conversões dos anunciantes, além de ter uma concentração de maior número de inventários dentro de um mesmo tipo de campanha, o que contribui para o gerenciamento e o trabalho operacional dentro da ferramenta Google Ads e permite que os especialistas consigam entrar mais a fundo em estratégias e otimizações de alto impacto.

“Se quem é anunciante ainda não está fazendo o caminho para essa migração, existe um sinal de alerta. Toda essa operação e esse movimento de mudança deve ser acompanhado por especialistas que consigam apoiá-lo em tomadas de decisão”, pontua.

No entanto, Marcos Vinícius ressalta que, por enquanto, existem algumas desvantagens das campanhas PMax relacionadas ao cronograma de upgrade automático que já vem ocorrendo em outros tipos de campanha, como Smart Shopping e Local Campaigns, que devem se tornar PMax automaticamente até setembro deste ano.

Twitter Whatsapp Facebook
Publicidade