Publicidade
Empresas que fazem seleções de produtos ganham destaque
20 de Maio de 2022

Empresas que fazem seleções de produtos ganham destaque

Sites ajudam os consumidores a comprar, pois mostram quais produtos têm o melhor custo-benefício,

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Imagem de HutchRock em Pixabay

 

Publicidade

Comprar não tem sido uma tarefa fácil. Além de driblar a alta dos preços, é necessário comparar modelos de produtos, marcas e até os comércios. Para quem deseja evitar filas e aglomerações, a saída é optar pelos e-commerce onde, pelo menos, é possível visitar várias lojas em poucos minutos.

Ainda assim, é normal se confundir em tantas ofertas. O sentimento que os consumidores narram recebe o nome de FOMO (Medo de Perder Algo, em tradução livre). Ou seja, como se não bastasse as dúvidas geradas pela quantidade de produtos e lojas, os clientes ainda ficam receosos por não saberem se estão de fato aproveitando a melhor oportunidade.

Um exemplo disso ocorre quando alguém compra um produto e em seguida descobre que ele estava 20% mais barato em outro lugar. O mesmo também acontece ao saber que existem opções de outras cores e modelos, depois de já ter comprado.

 

Marketplaces ganharam destaque

Surgidos em 2012, os marketplaces são shoppings virtuais que não param de crescer, onde é possível encontrar produtos de marcas e modelos diferentes. Atualmente, existem versões de vários tipos, incluindo de segmentos específicos. Um dos primeiros a fazer sucesso no Brasil foi o iFood. A princípio, o marketplace disponibilizava cardápios de diversos restaurantes. Agora, a plataforma já avançou e passou a incluir mercados – e, consequentemente, produtos (e não apenas pratos de comidas).

Porém, o iFood é só um exemplo desse modelo de negócio. Também é possível citar Mercado Livre, Amazon, Americanas e Shopee. Nesses ambientes, os consumidores não encontram apenas os produtos vendidos pelas empresas, mas ainda mercadorias de parceiros.

Essa diferenciação é descrita no próprio produto. Um notebook, por exemplo, possui as informações básicas sobre as configurações e por quem ele é vendido. Ou seja, o marketplace é o local onde a compra é feita, mas a responsabilidade pelo produto é do vendedor.

Em geral, os marketplaces possuem aplicativos que podem ser baixados no celular. Uma das grandes novidades são os sistemas de grandes lojas varejistas, como Magazine Luiza e Casas Bahia. Conhecidas como vendedoras de produtos eletrodomésticos, essas empresas agora têm espaço para parcerias e super aplicativos.

A diferença dos aplicativos tradicionais para os super apps é que esses últimos oferecem uma grande variedade de produtos e serviços. O usuário se sente realmente dentro de um shopping, pois pode efetuar compras em vários segmentos, além de ter oportunidades exclusivas, como frete gratuito e forma diferenciada de pagamento.

 

Olhar profissional para as compras

Apesar de ser prático fazer todas as compras em um só local – onde é possível comparar preços e produtos -, os consumidores ainda podem querer consultar alguém para ter certeza sobre o que comprar. Afinal, nos marketplaces e super apps eles têm acesso a várias opções, mas não exatamente quais são as melhores.

Dentro desse contexto é que surgiram os portais de seleção. Esses sites ajudam os consumidores a comprar, pois mostram quais produtos têm o melhor custo-benefício, qual produto é profissional, entre outras qualificações. Assim, não é preciso buscar item por item e fazer a comparação, já que existem listas prontas que facilitam nas compras.

No segmento de produtos para a casa um dos mais populares é o Melhor do Lar. Nesse site, os consumidores podem encontrar itens divididos pelas categorias beleza, casa, cozinha, lavanderia e tecnologia. Lá tem desde chapinhas e secadores para cabelos até celulares e fones de ouvido. Além da busca por categorias, é possível digitar o que deseja no campo de pesquisa.

Como se percebe, a necessidade de praticidade tem feito crescer uma nova forma de consumir e vender. Tanto os marketplaces quanto os portais que listam produtos ajudam o consumidor a encontrar mais opções e, até mesmo, a decidir o que irão comprar.

Publicidade
Publicidade