Publicidade
Criar conteúdo para redes sociais é só escrever?
12 de Janeiro de 2023

Criar conteúdo para redes sociais é só escrever?

Conheça a técnica e saiba como ela pode fazer a diferença no seu negócio

Publicidade

A técnica do copywriting é a arte de produzir um conteúdo persuasivo, capaz de convencer usuários a realizarem uma ação (compra, por exemplo). Segundo registros, os primeiros jornais distribuídos nas ruas, por volta do século XVII, já continham formatos de anúncios com técnicas do copywriting.

“As redes sociais são ferramentas que ajudam a aproximar marcas (sejam elas pessoais ou não) de seus clientes, mas para conseguir vender e ter boas interações, é preciso conhecer as técnicas do copywriting”, diz Cristiano Oliveira, estrategista digital que já atuou em mais de 80 projetos que somados ultrapassam a marca de 90 milhões de faturamento nos últimos 2 anos.

Publicidade

E por que o copywriting é uma verdadeira arte? Porque, diferentemente da redação publicitária, ele precisa ser capaz de convencer o leitor a tomar uma atitude e avançar na jornada de compra. Um perfil que não faz uso das técnicas do “copy”, como é chamado popularmente, frequentemente traz textos sem sentido e com informações incompletas, sem credibilidade, com erros gramaticais e falta de embasamento. Além disso, quantidade não é sinônimo de qualidade. Perfis que fazem mau uso das técnicas de copywriting, normalmente trazem excesso de informação, acreditando que aquilo os fazem melhores. Nesses casos, é preciso saber diferenciar características de benefícios daquilo que está sendo oferecido.

“O copywriter (profissional especializado em copywriting) perfeito é aquele que sabe usar as armas de persuasão para alcançar determinados objetivos como atrair e manter a atenção do seu cliente, além de persuadi-lo a comprar, baixar, seguir e continuar na jornada estabelecida”, explica o especialista que está por trás da estratégia de lançamentos e alguns dos principais infoprodutores do Brasil como Carlos Magno, Isabella Peracchi, Diego Velasques, Michael Aboud e muitos outros.

Conhecer o perfil da marca

Por outro lado, empresas e profissionais, que usam a técnica ao seu favor fazem a diferença em qualquer que seja o seu mercado de atuação.

Elas sabem escrever com coesão, coerência e dosar os gatilhos mentais de forma que não pareça “desespero”. O material produzido com copy precisa passar segurança e autoridade, tirando todas as possíveis dúvidas do cliente, a chamada “quebra de objeção”. “É preciso conhecer o perfil da marca e a forma como ela se dirige ao seu público. Assim, a copy fica perfeita e isso influencia no posicionamento e referência da marca no mercado”, completa Oliveira, que acredita que a técnica pode ser aplicada em qualquer segmento, desde que seja feita da forma correta.

“Acredito que a comunicação certa somada com a estratégia adequada pode alavancar o resultado de qualquer negócio”, finaliza o especialista, que oferece mentorias e consultorias ensinando as mesmas estratégias que aplica em seus projetos, para que outros infoprodutores, coprodutores e copywriters possam aumentar a conversão, vendas e faturamento dos seus projetos e negócios.

Publicidade
Publicidade