Altamente engajados no digital, os fãs de futebol utilizam diferentes plataformas para acompanhar em tempo real as informações sobre os jogos, assistir transmissões ao vivo, comentar sobre as partidas, e até compartilhar notícias dos times. De acordo com a Kantar Ibope Media, cerca de 68% dos brasileiros conectados são fãs de futebol.
Com a chegada da Copa do Mundo no Catar a tendência é que o consumo de conteúdo esportivo e relacionados ao futebol se intensifique ainda mais. As transmissões terão início em 21 de Novembro, e segundo o levantamento Meta Foresight, a expectativa é que 84% dos brasileiros acompanhem o evento.
A pesquisa também aponta o interesse dos brasileiros em torcerem em conjunto: 78% pretendem acompanhar os jogos com outras pessoas. Além disso, os torcedores pretendem ir às compras durante o evento, camisetas, bebidas alcoólicas, petiscos e alimentos para o preparo de churrasco são os mais citados pelos fãs do esporte.
A familiaridade dos torcedores brasileiros com o ambiente digital não se limita às transmissões e notícias sobre o esporte. O relatório da Kantar Ibope Media destaca que o engajamento do público também se traduz na compra de produtos e serviços online, como por exemplo, roupas, alimentos etc. De acordo com o levantamento, 54% dos apaixonados por futebol frequentemente usam a internet para planejar suas compras (vs 45% da média nacional).
O alcance da categoria esportiva no ambiente digital traz uma oportunidade para as marcas, que podem aproveitar a influência de grandes eventos esportivos para impactar usuários que se interessam e/ou consomem produtos/serviços relacionados.
A Publya – Mídia Programática preparou um artigo com insights sobre a audiência digital interessada em futebol, além de trazer sugestões para o planejamento de mídia das marcas que desejam impactar esses usuários na Internet. Alguns exemplos são campanhas de Mídia Programática em Display e Vídeo, impactando usuários que demonstraram interesse em futebol, anúncios em portais exclusivos (ESPN, Superesportes, Globo Esporte (GE), Esporte Interativo, Lance, Torcedores), entre outros produtos. Confira o artigo clicando aqui.