Uma campanha digital bem executada pode ser o verdadeiro divisor de águas para empresas de todos os setores. Com base nisso, trouxemos um checklist preparado pela KingHost e pela Agência Bolso, que destaca o quanto aproveitar as ferramentas oferecidas pela Internet pode garantir mais visibilidade, autoridade, venda e contribuir para construção de relacionamento com clientes, gerando resultados positivos.
Antes de aplicar as dicas, Lívia Lampert, gerente de Marketing e Produtos da KingHost, explica que alguns pontos precisam ser definidos, como o budget. O orçamento disponível para a realização de campanha é um dos pontos de partida, porque define o porte do trabalho e ajuda a selecionar melhor quais canais de divulgação podem ser mais efetivos.
“Também é preciso pensar no prazo. O cliente não gosta de consumir conteúdos do mesmo assunto por muito tempo. Além disso, quanto mais tempo, mais investimento será necessário. Outro ponto fundamental é definir o público-alvo. Realizar campanhas amplas demais não é assertivo; quem quer atingir a todos, acaba atingindo ninguém”, explica.
Toda campanha tem um objetivo, que deve ser claro e bem detalhado. Isso será fundamental para planejar as ações mais eficazes. Por fim, de acordo com Lívia, os recursos necessários devem ser analisados. “Não estamos falando de orçamento, mas entender o cenário para divulgar a campanha, como a equipe que trabalhará para obter os melhores resultados e ferramentas de monitoramento”, disse.
Dicas para obter os melhores resultados nas campanhas digitais:
- Liste as metas
- Alinhe as expectativas
- Conheça sua empresa e seus clientes
- Descentralize o conhecimento
- Escolha os canais de atuação
- Liste os entregáveis
- Defina o cronograma
- Distribua os conteúdos em mídias pagas
- Contate parceiros e influenciadores
- Desenhe a estratégia cross-media
- Faça testes
- Capacite a equipe
- Preveja possíveis jornadas do cliente
- Elabore campanhas de remarketing
- Elabore campanhas de upselling e crosseling
- Aposte em estratégias de email marketing
- Defina métricas de maneira assertiva (de 2 a 5 – afinal, é impossível monitorar todos os KPIs)
- Compile os resultados
- Liste erros e acertos
- Faça um replanejamento com base nas informações obtidas