Como trabalhar quando os aplicativos de mensagens estão fora do ar?

04 de Outubro de 2021

Especialista dá dicas de como manter a comunicação fluída e contínua quando as plataformas digitais estão inoperantes

Foto:Pexels

Hoje, 04 de outubro, por mais uma vez as redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook) saíram do ar. Por volta das 12h40 todas as plataformas comandadas por Mark Zuckerberg ficaram inoperantes, impedindo a troca de mensagens, seja por texto ou áudio, messenger e mensagens diretas, como é o caso do Instagram. E como lidar com situações desse tipo quando se trabalha com elas?

O WhatsApp é uma ferramenta fundamental na comunicação e oferecimento de serviços, pois otimiza o tempo e faz com que a troca de informações ocorra de forma ágil e rápida. No Instagram, muitos analistas e comunicólogos ficaram impossibilitados de fazerem o monitoramento de perfis, concretizarem o contato com marcas e influenciadores e subir campanhas e ações. Além disso, existe uma vasta quantidade de páginas comerciais de lojas de todos os segmentos que realizam suas vendas pelo Instagram, desde a captação do cliente até a finalização dos pedidos, e uma queda dessas, causa um grande impacto no balanço financeiro do dia.

 

Para evitar ou minimizar as consequências desses acontecimentos, separamos algumas dicas que podem ser colocadas em prática:
1. Não deixe as plataformas no login automático pelas redes sociais (como o Gmail ou Teams, por exemplo), pois se acontecer de algumas delas virem a falhar, isso pode ocorrer em um comprometimento dos compromissos agendados. 
2. Utilize outros meios para se comunicar com os colegas de trabalho e/ou clientes - como é o caso do Telegram, grupos no Gmail e, até mesmo, o Twitter. 
3. No caso do cliente não conhecer ou não souber como fazer uso de alguma dessas plataformas, mantenha-o informado sobre os acontecimentos e atividades do dia pelo e-mail corporativo. 
4. Faça bom uso do seu plano de internet móvel e utilize os velhos SMS para enviar mensagens rápidas e diretas. 
5. O telefone, mesmo que usado com menos frequência, nessas horas são uma excelente alternativa para entrar em contato com clientes, parceiros e colaboradores da empresa, no caso de urgências.

 

"Nos tempos atuais é praticamente impossível vivermos sem as ferramentas e plataformas que temos à disposição, mas ainda assim, temos alternativas que podem nos salvar em certos momentos, como as dicas citadas acima. Além do mais, muitos, principalmente os mais jovens, acreditam que se as redes sociais caem por algumas horas tudo está perdido, mas não é verdade, pois temos essas soluções úteis e práticas que já estavam presentes antes dos tempos modernos", explica Sylvia Bellio, CEO e cofundadora da itl.tech.

 

Sobre Sylvia Bellio
CEO e cofundadora da itl.tech - empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. É autora dos livros “Simplificando TI” e “Impressões Digitais”. Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira. Com mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas. Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento iSCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino dentro do universo da tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no Brasil. Participou de diversas edições do Dell World e Membro do DWEN e participante das últimas edições do Dell Women’s Entrepreneur Network e integrante do Female Force Latam.

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