Publicidade
Como garantir que todos os clientes obtenham valor a partir de uma experiência digital
28 de Janeiro de 2022

Como garantir que todos os clientes obtenham valor a partir de uma experiência digital

Abaixo você confere as 5 maneiras

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

A pandemia do novo coronavírus foi o período onde o meio digital era o único canal pelo qual os clientes poderiam se envolver com as marcas. A partir daí, que muitas empresas perceberam a importância da acessibilidade digital.

Mas afinal, isso é bom? Sim, claro que é! Criar experiências acessíveis é fundamental para qualquer empresa que queira explorar o mercado. A acessibilidade digital é garantir que todos os clientes obtenham valor de uma experiência digital, independentemente das variações nas habilidades. Isso inclui pessoas com deficiências físicas, como perda de visão ou audição, mas também pessoas com dislexia, dificuldades de aprendizado, TDAH e outras deficiências cognitivas.

Publicidade

Aproveitar a oportunidade de acessibilidade digital pode parecer uma tarefa assustadora, apesar de sua grande promessa.

Aqui estão algumas etapas para ajudar as organizações a começar:

 

Defina sua política de acessibilidade

Sua política deve indicar quais padrões a empresa está comprometida em atender, que para a maioria das organizações são as Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web em conformidade com o Nível AA.

Essas diretrizes são o padrão globalmente reconhecido para acessibilidade digital e são independentes de tecnologia, aplicando-se a sites, aplicativos móveis nativos, aplicativos de software e até PDFs. Sua política também deve indicar quais experiências digitais são cobertas e fornecer um plano de como você chegará lá.

Avalie sites e aplicativos existentes

Comece com as mais importantes, aplicando uma mentalidade de experiência do usuário, concentrando-se em recursos e telas que se alinham às principais tarefas que seus clientes procuram para você concluir. A partir daí, comece a priorizar o que precisa ser corrigido para alinhar essas experiências à sua política.

A maioria das empresas contrata uma consultoria de acessibilidade, como Deque ou Level Access , para ajudar nessas avaliações iniciais do estado atual.

Suporte seguro em toda a liderança

Construir acessibilidade digital na forma como você projeta e constrói produtos requer o comprometimento de todos os departamentos envolvidos, incluindo desenvolvimento, controle de qualidade, gerenciamento de produtos, marketing e design. Isso significa que você precisa de suporte do C-suite.

Apresente o caso de negócios para acessibilidade a um executivo que detém as cordas da bolsa e pode defender seus esforços. Considere o financiamento necessário para auditorias de experiências existentes e treinamento de designers, autores de conteúdo e desenvolvedores.

 

Educar e inspirar os funcionários

Todo funcionário deve entender e tornar a acessibilidade parte de como eles fazem seu trabalho.

Comece ajudando os funcionários a entender o que é acessibilidade e por que é importante — porque é a coisa certa a fazer e porque é bom para os negócios. Inspire os funcionários a agir contando as histórias de funcionários e clientes que sofreram exclusão porque as experiências não eram acessíveis. Melhor ainda, faça com que essas pessoas compartilhem suas próprias histórias.

Emular organizações que obtêm acessibilidade correta

Siga uma sugestão de organizações que há muito seguem uma abordagem proativa de acessibilidade e publicaram seus métodos.

Use o Equal Access Toolkit de software livre da IBM como um modelo ao definir como você integrará a acessibilidade em cada estágio do desenvolvimento do produto. Aplique os princípios e ferramentas de design inclusivo da Microsoft para priorizar a acessibilidade no design, aproveitando toda a diversidade humana.

Ao tomar essas medidas, as organizações estarão no caminho certo para promover a acessibilidade como parte de suas operações. É provável que você encontre alguma resistência de parceiros que veem a acessibilidade como “mais uma coisa que temos que fazer”. O melhor conselho que posso dar é mostrar a esses colegas como a acessibilidade ajuda a todos, inclusive eles. Em última análise, quando priorizamos a acessibilidade digital, estamos ajudando nosso eu atual e futuro.

 

Oriundo AdAge

 

Foto:Pexels

Publicidade
Publicidade