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Brasil é o maior mercado do mundo em marketing de influência
09 de Agosto de 2022

Brasil é o maior mercado do mundo em marketing de influência

Conheça as estratégias de marketing de 5 influenciadores do momento

Uma pesquisa feita pelo eMarketer mostrou que neste ano US$ 2,2 bilhões foram gastos com marketing de influencers no Instagram, número quase 3x maior do que o do TikTok que chegou a US$ 774,8 milhões.

A profissão de influencer vem crescendo cada vez mais, e esse profissional precisa das redes sociais, principalmente Instagram e TikTok. O Brasil tem mais influenciadores digitais do que dentistas e engenheiros. A pesquisa feita pela empresa de informação Nielsen Media Research, mostrou que o país possui cerca de 500 mil influenciadores digitais, isso representa um mercado com muito mais influenciadores do que outras profissões, como a de dentista com 374 mil formados e engenheiros civis com 455 mil.

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O Brasil é o maior mercado do mundo em marketing de influência (onde uma pessoa confia na experiência de outra sobre determinada marca), seguido da China. Em 2019, 36% dos brasileiros já se diziam impactados por esse tipo de publicidade e, em 2021, o índice já superava os 40%.

Bom engajamento e retorno para as marcas

A Taruman, Agência de Marketing, é responsável por cuidar de diversas contas, nas quais algumas possuem influenciadores. A equipe sabe evidenciar a cultura de cada empresa e estabelece o Marketing no mercado de maneira que gere um bom engajamento e consequentemente um bom retorno para as marcas. Segundo pesquisa do CFO, Conselho Federal de Odontologia, 39% dos entrevistados acompanham influenciadores ou pessoas famosas nas redes sociais.

Esse nicho cresceu tanto que, diante de inúmeras opções, tem ficado cada vez mais difícil para as marcas fazerem a escolha de um embaixador ou influencer que represente de forma eficiente o negócio no Instagram, consequentemente cada vez mais pessoas querem se tornar influenciadores.

“A melhor opção para que uma marca se torne cada vez mais forte acontece pela identificação do seu público. Quando um influencer posiciona a marca de modo atraente e positivo, gera mais engajamento tanto para a marca quanto para o próprio influencer, o que gerará mais engajamento à empresa”, comenta comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman.

O conteúdo que esses profissionais produzem, tem tamanha força no mercado devido a autenticidade do público no Instagram. A mensagem da marca é passada de uma maneira natural, sem ter cara de propaganda, como se fosse um papo entre amigas. Sem falar, que essas personas têm o poder de ressignificar a visão de certa marca.

Estratégias de marketing

Segundo pesquisa do eMarketer, para este ano a previsão é de que os gastos com influencers “nano” aumentarão 220% enquanto os gastos com os “mega” crescerão apenas 8%.

O segredo para impulsionar e ganhar destaque nesse universo é por meio de muita criatividade, que com as estratégias do Marketing é possível conhecer o seu público alvo, periodicidade de transmissão de vídeo e estilo de mensagem. “Estamos na era que qualquer pessoa pode se destacar nas redes sociais, basta um conteúdo diferente que a conta atinge milhões de curtidas e seguidores. Mas, o ideal para atingir esse nível, é que você tenha um certo domínio nesse mercado ou algum profissional especialista por trás de cada campanha, para criar um bom plano de ação de Marketing”, conta Caio Damasceno, COO da Taruman.

Em pleno auge em que a profissão de influencer está em expansão, Caio cita 5 influenciadores e explica as estratégias de marketing de cada um, onde estão ganhando o coração do público e fortalecendo as marcas:

Virginia Fonseca: A influencer que já acumula mais de 50 milhões de seguidores nas suas redes sociais, é conhecida nacionalmente e tem seu conteúdo voltado para mulheres, sendo que de todos os seus seguidores 85% é o público feminino.

Quando se tem um público muito forte de gênero, faixa etária ou localidade, falar o que esse público quer ouvir gera mais engajamento, e é isso que ela faz: mostra a sua rotina, seus cuidados com o corpo, moda e conteúdos voltados à área da beleza. Ela conquistou as marcas com a sua maneira de agir e da conexão com o público.

Lucas Rangel: O mineiro, que somando as suas redes sociais tem mais de 40 milhões de pessoas que o acompanham diariamente, já é conhecido na internet há muitos anos, porém suas estratégias de alcançar o público nunca mudaram, pois sempre funcionou de maneira excelente.

Não é nada mirabolante, apenas fala o que seu público quer ouvir e mostra sua vida sem filtro e com muita leveza. Suas publicações e posts patrocinados são feitos tão naturalmente, que o público demora para perceber que aquele post se trata de uma campanha publicitária. O que faz com que as marcas estejam encantadas por Rangel.

PKLLIPE: O influencer que foi descoberto no TikTok, já acumula milhões de seguidores nas redes sociais, iniciou seus conteúdos fazendo sarcasmo das situações do dia a dia, onde foi conquistando o público.

Hoje em dia, o influencer ainda produz os mesmos conteúdos, mas com um material de última geração, com parcerias com marcas internacionais e sempre atento aos assuntos do momento, porém, o que garante todo esse sucesso, é que PK nunca perdeu a sua essência, onde atrai milhares de seguidores diariamente para suas redes sociais.

Eve Cardoso: Eve, mais conhecida pelo nicho feminino, ficou conhecida por seus vídeos tutoriais de como fazer fotos diferentes e atraentes.

Ela se destacou no meio por fazer um conteúdo bem seletivo, mas que chama muita atenção do público em geral, onde foi se destacando para as marcas e vem ganhando seu espaço nas redes sociais.

Delícias da Eleni: Diferente dos outros influencers citados, Eleni ficou conhecida por seus pratos deliciosos que encantam o público de todo o Brasil. Ela fez uma ação prática do dia a dia com a frase “Vamos almoçar?”, e em seguida mostra todo o cardápio que preparou, o que viraliza nas redes sociais e assim, chama a atenção das marcas, principalmente as que são voltadas para alimentação. Eleni não muda a sua maneira de se comunicar com o público e sendo assim vem ganhando cada vez mais seguidores.

A característica em comum de todos esses influenciadores, é que eles tentam fazer conteúdos que o público possa se conectar e cada vez mais humanizado, e quando vão ganhando espaço e fama, não perdem a sua essência. O mundo não para, os influencers estão cada vez mais interativos e frequentes no mundo virtual, conquistando o seu público através de marcas e patrocínios, e se você não quer ficar para trás, a Agência Taruman pode te ajudar.

Foto:Pexels

 

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