A Interbrand divulgou a lista com as marcas mais valiosas do mundo. O relatório, que leva o nome de “Best Global Brands” traz os 100 nomes de empresas. Entre os pontos avaliados estão o crescimento do negócio ao longo dos anos.
Como aconteceu em anos anteriores, as empresas do segmento de tecnologia estão no topo das marcas mais valiosas do mundo. A primeira da lista é a Apple, que está há 10 anos seguidos no topo deste ranking, com o valor de 502,68 bilhões de dólares. Na segunda posição, está a Microsoft com 316.659 bilhões de dólares e, no terceiro lugar, com 276.929 bilhões de dólares, ficou a Amazon.
Nas outras posições para completar o top 10 estão: Google, Samsung, Toyota, Mercedes-Benz, Nike e BMW.
“Uma marca como a Apple, por exemplo, já não pode ser atribuída a um único setor. Ela compete em diferentes áreas, ajudando seus clientes a se conectarem (o iPhone), a prosperarem (o último relógio da Apple foi apresentado como um dispositivo de saúde), a se financiarem (sua nova conta poupança atraiu quase um bilhão de dólares em depósitos nos primeiros quatro dias) e muito mais”, disse Manfredi Rica, diretor de estratégia global da Interbrand, segundo a publicação.
A lista de marcas mais valiosas Airbnb foi a que mais cresceu
Mesmo tendo as empresas ligadas à tecnologia no topo da lista das marcas mais valiosas, o Airbnb foi a que apresentou o valor mais elevado no relatório deste ano.
“O estudo deste ano é rico em exemplos de marcas que assumiram uma visão mais ampla da sua concorrência. O Airbnb é um grande exemplo disso: é uma plataforma que tirou a demanda dos hotéis sem serem hotéis e que agora oferece mais do que apenas camas: ajuda as pessoas a explorar, a se divertir e até a se conectar umas com as outras”, comentou Manfredi Rica.
Gonzalo Brujó, CEO global da Interbrand, comentou que, atualmente, “o mercado já não é apenas um negócio. As empresas não podem basear a sua concorrência em bons produtos. A marca evoluiu para um sistema operacional complexo e um ativo crítico de crescimento, capaz de criar significados diferenciados e conexões emocionais mais profundas.”
Confira a lista completa com as 100 marcas mais valiosas do mundo:
1 – Apple
2 – Microsoft
3 – Amazon
4 – Google
5 – Samsung
6 – Toyota
7 – Mercedes-Benz
8 – Coca-Cola
9 – Nike
10 – BMW
11 – McDonald’s
12 – Tesla
13 – Disney
14 – Louis Vuitton
15 – Cisco
16 – Instagram
17 – Adobe
18 – IBM
19 – Oracle
20 – SAP
21 – Facebook
22 – Chanel
23 – Hermès
24 – Intel
25 – YouTube
26 – J.P. Morgan
27 – Honda
28 – American Express
29 – IKEA
30 – Accenture
31 – Allianz
32 – Hyundai
33 – UPS
34 -Gucci
35 – Pepsi
36 – Sony
37 – Visa
38 – Salesforce
39 – Netflix
40 – PayPal
41 – MasterCard
42 – Adidas
43 – Zara
44 – AXA
45 – Audi
46 – Airbnb
47 – Porsche
48 – Starbucks
49 – GE
50 – Volkswagen
51 – Ford
52 – Nescafé
53 – Siemens
54 – Goldman Sachs
55 – Pampers
56 – H&M
57 – L’Oréal Paris
58 – Citi
59 – LEGO
60 – Red Bull
61 – Budweiser
62 – eBay
63 – Nissan
64 – HP
65 – HSBC
66 – Morgan Stanley
67 – Nestlé
68 – Philips
69 – Spotify
70 – Ferrari
71 – Nintendo
72 – Gillette
73 – Colgate
74 -Cartier
75 – 3M
76 – Dior
77 – Santander
78 – Danone
79 – Kellogg’s
80 – LinkedIn
81 – Corona
82 – FedEx
83 – Caterpillar
84 – DHL
85 – Jack Daniel’s
86 – Prada
87 – Xiaomi
88 – Kia
89 – Tiffany & Co.
90 – Panasonic
91 – Hewlett Packard Enterprise
92 – Huawei
93 – Hennessy
94 – Burberry
95 – KFC
96 – Johnson & Johnson
97 – Sephora
98 – Nespresso
99 – Heineken
100 – Canon
Foto: Pexels