Publicidade
ACAERT convida artistas plásticos para intervenção em réplicas de aparelhos antigos de rádio
24 de Junho de 2022

ACAERT convida artistas plásticos para intervenção em réplicas de aparelhos antigos de rádio

Convite faz parte da ação da ABERT que promoverá votação dos melhores trabalhos do país

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Para comemorar os 100 anos do Rádio no Brasil, a ABERT programou uma série de ações para lembrar a data, em parceria com as associações estaduais de radiodifusão. Uma delas foi distribuir três réplicas de aparelho antigo de rádio, conhecido como capelinha, para cada estado.

A proposta é convidar artistas plásticos para que façam intervenção nos aparelhos. Os trabalhos serão exibidos em exposição virtual, organizada pela ABERT, e participarão de escolha popular que apontará a arte mais criativa por estado. A votação on-line será de 07 a 25 de setembro.

Publicidade

As artes mais votadas serão reunidas em uma mostra presencial, de 6 a 17 de novembro, em Brasília, período do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, oportunidade em que a ABERT comemorará 60 anos.

Além disso, a ACAERT promoverá ações sociais com os aparelhos assinados pelos artistas convidados, inclusive com exposição itinerante a ser realizada no período da Semana Estadual do Rádio. Os artistas convidados pela ACAERT são Luciano Martins (Florianópolis), Caio Borges (Içara) e Xico Bracht (Chapecó).

Os artistas

Luciano Martins – Artista mundialmente conhecido. Radicado em Florianópolis há quase 30 anos, começou sua carreira em publicidade, com atuação na área criativa no mercado catarinense. Em 2012, Luciano largou a publicidade e passou a viver de sua arte. Abriu sua primeira galeria na Lagoa da Conceição. Desde então, Luciano Martins tem conquistado cada vez mais espaço no meio artístico nacional e internacional, já realizou exposição em Lisboa, Porto, Paris, Veneza, Buenos Aires e em Miami, onde foi premiado com o Grand Prix, na Arte Basel.

Caio Borges – Catarinense de Içara, artista autodidata iniciou sua busca pela arte bem cedo, desenhando e pintando. Aos vinte anos este self-made artista começou a mostrar ao mundo o fruto colorido de sua singular ideia de pintar e esculpir. Já produziu mais de 5 mil trabalhos entre pinturas, desenhos, escultura e arte em cerâmica. Reconhecido nacionalmente por explorar as formas geométricas circulares em suas obras, coleção conhecida como “os gordinhos”.

Xiko Bracht – Catarinense de Faxinal dos Guedes. Mudou-se para Chapecó aos 9 anos de idade. Iniciou sua carreira artística aos 17, adotando o nome XIKO BRACHT. Desde então criou e executou centenas de trabalhos artísticos. Tendo a escultura como base tem suas obras empalhadas pelo Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Participou de várias exposições coletivas e individuais, além de festivais artísticos e culturais. Cria e produz troféus exclusivos para os mais variados tipos de eventos, usando bronze, alumínio, rezinas, granitos e madeira.

Publicidade
Publicidade