Em tempos de crescente demanda e expectativas de consumidores, o marketing desempenha um papel crucial para não apenas atrair clientes, mas também para otimizar e fortalecer a cadeia de suprimentos na indústria.
Mais do que simplesmente vender produtos ou serviços, as táticas de marketing possibilitam uma integração mais estreita entre fornecedores, fabricantes e distribuidores, resultando em cadeias de suprimentos mais ágeis, eficientes e robustas.
Ricardo Martins, especialista em Marketing Digital e consultor de diversas empresas do setor, destaca a importância de tais estratégias: “O marketing, quando bem aplicado, pode ir além da publicidade. Ele se torna uma ferramenta poderosa para entender as demandas do mercado, prever tendências e alinhar a produção industrial de acordo. Assim, evitam-se desperdícios, melhoram-se os prazos e a satisfação do cliente final aumenta significativamente.”
Integração de dados
Em relação a cadeia de suprimentos especificamente, o destaque está na integração de dados entre os setores de marketing e logística. Ao entender as preferências do cliente, as campanhas de marketing podem prever quais produtos terão maior demanda, possibilitando uma produção mais assertiva e um gerenciamento de estoque otimizado.
O especialista ainda destaca um exemplo aplicado em um dos seus clientes. Através da análise de dados obtidos em campanhas de marketing digital, foi possível prever um aumento na demanda de determinado produto. Com essa informação em mãos, a empresa conseguiu antecipar a compra de matéria-prima, negociar melhores preços com fornecedores e otimizar a produção, evitando atrasos.
Mapeamento de produtos
No contexto atual o marketing potencializa e auxilia nas demandas reais das empresas nacionais, permitindo que as organizações obtenham insights mais profundos sobre seus produtos e mercados-alvo através de ferramentas de marketing.
Martins exemplifica o uso do marketing digital para mapeamento de produtos de uma indústria: “Eu já fiz estudo de palavras-chave para identificar o volume de busca sobre um produto para uma indústria para ajudar a entender quais regiões poderiam ser mais desenvolvidas”, conta.
É importante que as empresas saibam aproveitar os recursos e inteligência do marketing para apoiar nas decisões estratégicas antes mesmo do desenvolvimento de uma solução e não somente para a divulgação, como é comumente utilizada. Assim, o marketing apoia a empresa também nas decisões iniciais quando ainda se está na etapa de concepção das soluções.
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