Publicidade
UFRJ usa metodologia criada em SC para impulsionar o empreendedorismo entre os estudantes
17 de Maio de 2024

UFRJ usa metodologia criada em SC para impulsionar o empreendedorismo entre os estudantes

TXM Methods tem iniciativas já validadas em diversos estados, além do Distrito Federal

Publicidade

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmou parceria com a TXM Methods para utilização, no programa InovAÇÃO, da metodologia criada pela empresa em Santa Catarina para apoiar o surgimento de negócios inovadores.

O InovAÇÃO tem como objetivo promover a cultura do empreendedorismo inovador e estimular a criação de negócios de base tecnológica. A procura pelo programa superou as expectativas – foram mais de 254 alunos inscritos, de 60 cursos diferentes.

Publicidade

Programas de inovação

Pensada para desenvolver o empreendedorismo desde a pré-incubação até a aceleração de novas empresas, a TXM já ajudou a criar mais de mil negócios em programas de inovação nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Alagoas, Espírito Santo, Paraná e Maranhão. Pelos seus programas, já passaram 3,4 mil projetos, sob a orientação de mais de 800 mentores e mais de 8 mil encontros presenciais ou pela plataforma exclusiva. No Rio de Janeiro, as atividades são gratuitas e vão até julho.

Carlos Eduardo Lopes da Silva, coordenador do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios-UFRJ) destaca que, “A UFRJ possui diversos programas de ideação, mas estes são sempre realizados nos institutos específicos. Pela primeira vez, estamos realizando uma ação transversal para toda a UFRJ, nos seus diferentes campi. Sendo esse um projeto desafiador, buscamos parceria com quem entende muito do assunto, no caso, a TXM. A expectativa dessa parceria é de troca de know-how e experiência, além do apoio operacional para gestão do programa”.

“Contribuir com esse programa é muito significativo para nós. Primeiro, porque a UFRJ é uma das melhores universidades do país. Depois, porque romper as barreiras que separam a academia dos ecossistemas inovadores é algo que nós sempre buscamos na TXM – esse foi, inclusive, um dos motores para a criação da própria empresa. Sabemos que inserir o empreendedorismo na universidade não é tarefa fácil, e esperamos colaborar com os estudantes na criação de ideias e na transformação das mesmas em negócios”, comenta Luiz Salomão Ribas Gomez, CEO e fundador da TXM Methods.

O InovAÇÂO é realizado por múltiplos atores do ecossistema de inovação da UFRJ, coordenado pelo Inova UFRJ, em parceria com o Parque Tecnológico, Incubadoras, Laboratórios, Empresas Juniores e Unidades Inova dos Centros Universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“A nossa meta é que pelo menos 20% dos projetos participantes possam avançar para os programas de pré-incubação da universidade. Também é esperado que alguns desses projetos se tornem uma empresa. Além disso, e não menos importante, esperamos que os participantes possam se conectar entre si e criar novas iniciativas no futuro”, diz o professor Carlos Eduardo.

Foto: Divulgação/UFRJ

Publicidade