Publicidade
Gestão de inovação: por que é essencial para qualquer empresa?
16 de Março de 2024

Gestão de inovação: por que é essencial para qualquer empresa?

Liderança focada nos pilares de inovação é fundamental para ampliar competitividade do mercado

Publicidade
Twitter Whatsapp Facebook

Segundo o IBGE, mais de 2,7 milhões de empresas surgiram entre janeiro e agosto de 2023. Entretanto, cerca de 48% encerram suas atividades em 3 anos.

“Um dos motivos da quebra das empresas é a falta de inovação. Todo negócio precisa se renovar e reinventar para continuar sobrevivendo. Para resolver esse gap de mercado, é essencial que as organizações incentivem a inovação”, opina Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, empresa que oferece soluções para a gestão integrada da conformidade, inovação e transformação digital.

Publicidade

A gestão de inovação é o processo organizacional de planejamento e coordenação relacionados à criação de novas ideias, processos e serviços, além de desempenhar papel crucial para um crescimento empresarial sustentável. A metodologia de liderança atribui adaptabilidade ao mercado e competitividade entre os concorrentes. A cultura da novidade e da reinvenção abre caminhos cruciais para o potencial de uma organização, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes e seletivos com as companhias que contratam.

Para entender melhor sobre o assunto, Hermínio Gonçalves, CEO da SoftExpert Brasil, citou aspectos positivos de como a inovação pode ser aliada no momento de gerir empresas:

Diferenciação competitiva

A inovação pode impulsionar a criação de novos produtos e processos dentro da empresa, se adaptando às necessidades do cliente e oferecendo soluções e serviços personalizados para cada um. Dessa forma, amplia o potencial das estratégias corporativas e proporciona uma experiência melhor para a carteira de clientes.

Eficiência operacional

A incorporação de tecnologias inovadoras, assim como a automatização de processos, otimiza a eficiência operacional da empresa, reduzindo a possibilidade de erros e incentivando a melhoria contínua dos produtos e serviços. Como consequência, há a redução dos custos por meio de processos menos burocráticos e a facilitação no mapeamento de crescimento empresarial.

Engajamento

O ambiente de trabalho tende a ficar mais inspirador. Isso acontece pois os colaboradores são estimulados a se expressarem com novas ideias. Dessa forma, o engajamento aumenta, assim como a retenção de talentos na organização.

Mapeamento e adaptação

A gestão que traz ideias e inovações apresenta maior chance de adaptação às métricas estabelecidas pelo mercado e contribui para que a organização antecipe cenários e desafios. Com isso, permite repensar estratégias e realocar recursos de forma rápida, com maior assertividade.

Imagem: Pexels

Publicidade